livro “Pandemia COVID-19 no Brasil: Políticas Públicas e Demandas Sociais” . (Foto/Divulgação)

No primeiro semestre de 2021 foi lançado o livro “Pandemia COVID-19 no Brasil: Políticas Públicas e Demandas Sociais” da editora Publicar e dois dos 30 capítulos foram escritos por estudantes de psicologia do Centro Universitário Unigran Capital, supervisionados pela Professora Dr. Débora Teixeira da Cruz, que é supervisora de Estágio em Psicologia Hospitalar aqui na Unigran Capital.

“Acho que nada é mais vantajoso e relevante do que os alunos estarem no estágio, entender o que é a aplicabilidade da teoria na prática, mas também usar dessa prática para cientificar o material que estão trabalhando”, afirma a professora, que continua, “esses capítulos não serão bons só para os estudantes, mas também para as pessoas que usarão essa pesquisa para aplicar em outros locais. Essa é a produtividade”, comenta ela. 

Os capítulos foram escritos de experiências que os estudantes tiveram ao aplicar seus estudos no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência no tratamento da COVID-19. “De oito andares do hospital, sete foram reservados para o tratamento da COVID. um dos projetos que as alunas fizeram foi a leitura de cartas. O familiar escrevia cartas e mandava no e-mail, nós selecionávamos as cartas e líamos para os pacientes que não podiam ter contato com a família. A orientação era para que as cartas fossem lidas colocando emoção na voz. Os resultados foram incriveis”, explica a professora Débora. 

Este ano, outros alunos do curso de Psicologia também tiveram seus trabalhos publicados. Desta vez no livro “As múltiplas faces: Direito, Psicologia e Psicanálise”, sob a supervisão da professora Me. Iara Oliveira Meireles. “Esses trabalhos são de grande valia. Eu sempre digo para os alunos, que o Trabalho de Conclusão de Curso representa a finalização de uma etapa e quando este conhecimento é publicado, se torna um registro científico e efetivo de um trabalho árduo e que poderá ser útil para outros acadêmicos, pesquisadores e etc”, conta a professora Iara. 

O título do capítulo publicado é “Impactos emocionais causados pela síndrome de alienação parental” e apresenta não somente um estudo psicológico, mas também um trabalho em conjunto com o Direito. “A proposta de realizar artigos que apresentam a interface entre Psicologia e Direito é justamente evidenciar como a Psicologia está presente em diferentes cenários, como no contexto jurídico e forense, contribuindo e muito, na compreensão do ser humano em toda sua complexibilidade”, explica. 

Pesquisa, educação e extensão são os pilares do Centro Universitário Unigran Capital. Priorizamos todas as frentes de aprendizagem, visando preparar o aluno para qualquer caminho que ele se sinta inclinado a trilhar, incentivando a aplicação da teoria na prática e a prática como material de pesquisa. E os frutos dessa metodologia chegam com frequência. O livro “Conhecimento científico da Psicologia” foi lançado também este ano e traz um compilado de vários trabalhos científicos dos alunos do curso de Psicologia da Unigran Capital e você pode acessar clicando aqui

“Todo aluno precisa também ter conhecimento de ensino, extensão e pesquisa. O aluno que sai da graduação com uma publicação já tem um diferencial no currículo. Dentro desses quesitos, eu vejo que todos os alunos que têm essa oportunidade de produzir devem aproveitar e aqui na Unigran Capital nós temos isso”, explica a professora Doutora Débora Teixeira da Cruz.  

“Eu acredito que além de incentivar os alunos à produção científica, essas publicações dão uma visibilidade maior para a instituição pois incentiva muito, tanto os alunos quanto o corpo docente, a sempre compartilhar as produções científicas realizadas”, finaliza a professora Me. Iara Oliveira Meireles. 

CONHEÇA MAIS O CURSO DE PSICOLOGIA: 

O curso de Psicologia da Unigran Capital conta com os melhores profissionais do mercado. Professores mestres e doutores em diversas áreas da psicologia, prontos para orientar você da melhor maneira possível. Além de promover uma excelente integração entre ensino, extensão e pesquisa, possibilitando a prática através do Núcleo de Psicologia, que atende a comunidade interna e externa com orientação psicológica, terapia e orientação vocacional, tudo feito pelos acadêmicos com a orientação dos professores. Faça parte do curso de Psicologia da Unigran Capital. Inscreva-se já! 


As inscrições para o vestibular Unigran Capital 2022 já estão abertas. Para se inscrever é só acessar o site https://www.unigran.br/campogrande/vestibular/.

Comentários