Índice de famílias endividadas em Campo Grande aumentou em outubro

151

Publicado em 09/11/2017 14h53

Índice de famílias endividadas em Campo Grande aumentou em outubro, diz pesquisa

Aumentou também o número de pessoas que dizem não ter condições de quitar compromissos, segundo levantamento da CNC.

G1 MS

O índice de famílias individadas em Campo Grande aumentou 0,8% em outubro na comparação com o mês anterior. O levantamento é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado nesta quinta-feira (9).

De acordo com a pesquisa, o cartão de crédito foi o principal motivo de endividamento dos entrevistados, com 61% dos gastos. Em seguida vieram os carnês (25,4%) e o financiamento de carro (17,1%).

O que também aumentou foi o número de endividados (17,6% ) que se dizem sem dinheiro para conseguir quitar os compromissos, frente a 16,8% de setembro. Já as famílias endividadas somam 29,4% dos entrevistados.

Quanto ao tempo de comprometimento com as dívidas, ou seja, ha quanto tempo se deve alguma conta, 51,1% das pessoas consultadas pelo levantamento ter débidos em aberto há mais de um ano.

“O que percebemos, porém, é que a quantidade de pessoas que indicam estar com contas em atraso permaneceu na casa dos 29%, mantendo a queda em relação a agosto, quando se aproximada de 35% das pessoas com contas atrasadas”, analisa o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.

Pessoas caminhando pelo centro da cidade (Foto: Reprodução0