06/09/2015 11h30
Índios comemoram Independência do Brasil com dança e música em MS
Índios Terena, Guarani e Kaiowá cantaram hino nacional na língua indígena.
Foi comemorado também os 98 anos das aldeias Jaguapiru e Bororó.
G1/MS
Em homenagem antecipada ao dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro, indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena fizeram festa na quadra da Vila Olímpica, da aldeia Jaguapiru em Dourados, distante à 214 km de Campo Grande.
Com música, dança e resgate da cultura indígena, o grupo aproveitou a festa de sexta-feira (4) para comemorar também os 98 anos das aldeias Jaguapiru e Bororó. O patriotismo ficou marcado pelo hino nacional, cantado na língua dos indígenas.
O líder indígena Édipo Terena reforçou a importância de manter a cultura e relembrar a história dos povos indígenas. “Nós temos histórias de alegrias, histórias de tristeza, mas com a convivência de várias etnias nós temos a nossa paz, a nossa riqueza dentro de nós, e guardamos nossa cultura dentro de nossa família e de nossa comunidade e passando também para as crianças a cultura indígena”, disse.
O evento também teve a participação de militares do Exército. O sargento Gemeel Silva ressaltou a importância do ensino do civismo e patriostimo para as crianças.
Durante a comemoração, os indígenas também relembraram a tristeza provocada pelos conflitos atuais entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul. “Porque nós sabemos que tanto fazendeiros como indígenas são vítimas e nós temos que mudar esse cenário porque tanto a parte dos produtores quanto os índios precisam da terra”, finalizou o líder indígena Elias Moreira.

