O Instituto Integrado de Saúde (Inisa) realiza, de 2 a 4 de dezembro, o 1º Congresso Sul-Mato-Grossense de Doenças Raras e o 1º Simpósio Internacional dos Programas de Pós-Graduação do Inisa. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 28, enquanto que o prazo para submissão de trabalhos encerra na quarta-feira, 17. As inscrições e submissões podem ser feitas clicando aqui.

Segundo o diretor do Inisa, Marcos Antônio Ferreira Júnior, são dois eventos que ocorrem em paralelo com algumas atividades realizadas de forma híbrida. “Evento presencial, com parte dos ministrantes por videoconferência. Vale destacar que as atividades serão realizadas na estrutura da UFMS e que não tem custo para participação, estando aberta tanto para a comunidade acadêmica quanto externa”, diz.

O Congresso é realizado em parceria com o Centro de Reabilitação (CER) da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com quem a Universidade mantém acordo de cooperação, e o Simpósio pelo Inisa.

O diretor destaca também que as atividades presenciais seguirão todas as normas de biossegurança para receber os participantes, sendo obrigatório o uso de máscara. Durante o evento, os participantes devem manter o distanciamento e também será disponibilizado álcool em gel.

Inisa UFMS realiza congresso sobre doenças raras e Simpósio dos Programas de Pós

Entre os objetivos dos eventos estão a promoção da integração de estudantes, pesquisadores e professores da UFMS, comunidade externa e colaboradores CER/Apae. Além disso, os eventos também visam estimular a reflexão, o debate sobre as doenças raras, a produção e a divulgação de trabalhos científicos.

Programação

Na quinta-feira, 2, durante o dia, a programação inclui mesas-redondas e rodas de conversa, como atividades que antecipam a abertura oficial, cuja solenidade está prevista para às 19h.

Após a cerimônia, a professora Monica Martins Trovo fará a palestra de abertura, intitulada Conversas Difíceis, que terá como moderador o diretor do Inisa. A palestrante é doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto, pela Universidade de São Paulo (USP), professora associada da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein e sócia fundadora da Palliative Consultoria e Educação em Cuidados Paliativos, além de membro do Grupo de Trabalho em Cuidados Paliativos e Dor do Coren/SP.

A programação segue na sexta-feira, 3, com início às 8h. As atividades se estendem até à 17h. No sábado, 4, as atividades ocorrem no período da manhã, com início às 8h. Clique aqui e confira a programação completa.

Comentários