22.8 C
Campo Grande
sábado, 27 de abril, 2024
spot_img

Inmet alerta para onda de calor e tempestade em Mato Grosso do Sul

Com dois alertas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa sobre onda de calor para quase todo Estado até às 18 horas deste domingo (17), além de tempestade na região de Mato Grosso do Sul, entre hoje e amanhã (18).

Em MS, 70 municípios estão listados com temperaturas 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias seguidos. Apenas estão de fora as cidades de Alcinopólis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora.

De acordo com os protocolos internacionais, o aviso de onda de calor é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período, explica Inmet. “Vale ressaltar que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si”, frisou nota do Instituto.

+ Domingo será de temperatura alta e possibilidade de chuvas maior que dias anteriores

Mesmo com a onda de calor, há possibilidade de tempestade nas cidades de Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Segundo Instituto, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos com velocidade máxima de 100 km/h.

Em caso de temporal, o Inmet faz algumas recomendações:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fale com a Redação