30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 6 de novembro, 2025
spot_img

Inmet coloca Campo Grande e mais 56 cidades de MS em alerta para novo temporal com ventos de 100 km/h

As cidades de Mato Grosso do Sul seguem no processo de recuperando dos estragos das forte chuvas dos últimos dias, mas já estão novamente em alerta para a possibilidade outro temporal. O novo aviso foi emitido nessa quinta-feira (06) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sendo válido para o final de semana.

Conforme a previsão, são esperadas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos de 60 a 100 km/h e até mesmo pode ocorrer a queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O aviso está classificado na cor laranja, que representa situação de Perigo, iniciando às 10h da sexta-feira (07) e encerrando às 18h de sábado (08). Ao todo, são 56 cidades na área de risco:

AmambaiDois Irmãos do BuritiMundo Novo
AnastácioDouradinaNaviraí
AnaurilândiaDouradosNioaque
AngélicaEldoradoNova Alvorada do Sul
Antônio JoãoFátima do SulNova Andradina
AquidauanaGlória de DouradosNovo Horizonte do Sul
Aral MoreiraGuia Lopes da LagunaParanhos
BataguassuIguatemiPonta Porã
BatayporãItaporãPorto Murtinho
Bela VistaItaquiraíRibas do Rio Pardo
BodoquenaIvinhemaRio Brilhante
BonitoJaporãSanta Rita do Pardo
BrasilândiaJardimSete Quedas
CaarapóJateíSidrolândia
Campo GrandeJutiTacuru
CaracolLadárioTaquarussu
Coronel SapucaiaLaguna CarapãTerenos
CorumbáMaracajuVicentina
DeodápolisMiranda

Ciclone

Segundo a meteorologia, a chuva é por conta de um novo ciclone extratropical, com posterior formação de frente fria, se organiza sobre o Sul do Brasil entre os dias 7 e 8 de novembro, deixando os estados da região Sul do Brasil, várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste em alerta para tempestades e ventania severas.

O processo de formação do ciclone e da frente fria gera muitas áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania. Rajadas de vento em torno de 100 km/h poderão ocorrer principalmente em áreas litorâneas e serranas.

Fale com a Redação