Inmet coloca todo o MS em alerta para chuvas intensas

470
(Foto: Reprodução)

Todo o Mato Grosso do Sul está sob alerta de chuvas intensas ao longo das próximas horas, segundo aviso emitido nessa segunda-feira (22) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

São previstas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Ainda conforme o alerta, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O aviso está classificado na cor laranja, que representa grau de Perigo Potencial, sendo válido até às 10 horas de terça-feira (23).

Bolsão

NA região do Bolsão, o Inmet emitiu aviso de chuvas intensas, porém, na cor amarela, de grau de Perigo Potencial.

São esperadas chuva entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h.

O aviso vale para as cidades de Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

O que diz a meteorologia?

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima e Tempo do MS) explica que esta instabilidade atmosférica ocorre devido o avanço de frente fria no Estado.

Essa frente está aliada a atuação de uma área de baixa tensão (atmosférica), que promove a formação de nuvens e ocorrência de chuvas.