21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Inmet renova alerta de chuvas intensas para todas as cidades de MS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (17), alerta para chuvas intensas para todas as cidades de Mato Grosso do Sul, com validade até as 10 horas de segunda-feira (18).

O Instituto prevê entre 20 e 30 milímetros de chuva por dia com ventos entre 50 e 100 km/h. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Apenas para as cidades de Aparecida do Taboado, Água Clara, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Paraíso das Águas, Selvíria e Três Lagoas, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

A umidade do ar estará bastante elevada e poderá variar entre 100% a 60%. Já as temperaturas estarão amenas com variação entre 22°C a 31°C. 

Recomendações

Em caso de rajadas de vento, o instituto pede que as pessoas não fiquem abrigadas em baixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionarem seus veículos próximos a árvores, torres de transmissão e placas de publicidade.

Também é orientado que evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros através do 193.

Quinzena chuvosa

Ainda na metade do mês algumas regiões do Estado já atingiram o volume de chuva esperado para todo o período, como é o caso de Corumbá, Campo Grande, Dourados e Aral Moreira, segundo informações do meteorologista Nathálio Abraão.  

O destaque vai para Corumbá que estimava 145,4mm mas já acumula 310,8mm na primeira quinzena de janeiro. Campo Grande também figura na lista de cidades onde já choveu mais que o esperado, com 223,0mm quando o estimado era de 212,6mm. 

“As demais regiões ainda não atingiram mas estão próximas. As chuvas seguem em todas as regiões do estado neste domingo e segunda-feira”, afirma o especialista. 

Fale com a Redação