22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Interessados em conquistar uma vaga nas instituições públicas de ensino tem até às 22h59 do dia 1º de julho para concluir cadastro

As inscrições para o segundo processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2022 iniciam nesta terça-feira (28) e seguem até às 22h59 (de MS) da próxima sexta-feira (1º). Os interessados devem se inscrever pela página do programa. Ao todo são 65.932 vagas ofertadas em 73 instituições públicas de ensino superior do Brasil, distribuídas em 2.043 cursos. No Mato Grosso do Sul há 350 vagas.

O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para selecionar alunos que estudarão em instituições de ensino públicas.

Para participar, o candidato deve ter tirado nota superior a zero na redação e não pode ter participado do Enem na condição de treineiro. No ato de inscrição, ele deve marcar duas opções de curso e ficar atento às notas de corte parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição.

Desde o dia 15 de junho é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC (Ministério da Educação) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Vagas em MS

O Estado terá 350 vagas distribuídas entre a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Na UFMS as vagas serão distribuídas entre os cursos de Ciências dos Dados (100), Processo Gerenciais (100) e Tecnologia da Informação (100). Todos os cursos na modalidade EaD (Educação a Distância).

Já as outras 50 estão disponíveis na UFGD, sendo 30 para o curso de licenciatura em Matemática e 20 para bacharel em Medicina.

Fale com a Redação