Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/UFMS)

Os interessados em ingressar nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) têm até está quinta-feira (20) para participarem da seleção. São mais de mil vagas, distribuídas nos 39 cursos de mestrado e 18 de doutorado da Cidade Universitária, em Campo Grande, e dos câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Três Lagoas e do Pantanal (Corumbá).

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, ressalta que o processo seletivo oferece uma oportunidade para acrescentar experiência à formação dos profissionais. “A graduação é importante, mas vivemos em uma sociedade onde o conhecimento vai se afunilando. As áreas se diversificam e a exigência do mercado é ampliada com novas técnicas, necessidades e conceitos”, comenta a pró-reitora.

Para quem ingressou na pós-graduação, não há dúvidas de que a ciência transforma vidas. A mestranda em Comunicação Rafaela Flôr conta que, por meio do curso na UFMS, conseguiu ampliar a prática como pesquisadora. Ela realiza um estudo sobre a violência de gênero na fronteira e sonha com o doutorado. “Eu não esperava tanto crescimento profissional com a pesquisa científica, principalmente com as Ciências Sociais Aplicadas, que é a minha área atualmente”.

Para Vivian Nakagawa, a pós-graduação na Instituição tem sido uma ferramenta importante para alcançar o sonho de ser professora. A bióloga fez o curso de Mestrado em Biologia Animal, onde conseguiu se aprimorar como profissional. Em seguida, ingressou no Doutorado em Ecologia e Conservação. “Eu desenvolvi habilidades que nem sabia que tinha e vou levar para o resto da minha atuação”, afirma. 

A doutoranda diz, ainda, que a pós-graduação faz muita diferença no currículo e, portanto, recomenda a todos que querem impulsionar a carreira. “É uma forma de se aprofundar em um assunto específico e desenvolver habilidades que vão agregar na nossa formação”.

A mestranda em Psicologia Kathleen dos Santos Silva também sonha com a carreira de docente. Ela conta que ingressou no mestrado no início da pandemia, e, mesmo com as aulas remotas, a experiência foi enriquecedora. “Estou terminando [o curso] neste ano, com o sentimento de que foi desafiador por conta da pandemia, mas também de que criamos novos vínculos, amadurecemos como profissionais e tivemos acesso a novos conteúdos”, analisa. 

A pró-reitora Maria Lígia Rodrigues Macedo reitera que os candidatos têm pouco tempo para participar do processo seletivo em uma das universidades mais importantes do país. “Você está na instituição que vai proporcionar o salto mais alto que você pode alcançar. A UFMS tem os melhores pesquisadores no seu quadro de pesquisa e uma das melhores infraestruturas do país. Somos uma universidade pública, gratuita e de qualidade, com todas as ferramentas para que o seu voo seja um voo de sucesso”.

As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado devem ser realizadas pelo portal da Pós-Graduação. O processo seletivo será totalmente on-line, e os interessados podem acessar o edital para mais detalhes. A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa, no valor de R$ 120,00. Para facilitar a busca de informações, acesse o Manual do Candidato.

Comentários