A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande registrou aumento em julho e chegou a 105,5 pontos, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice representa um crescimento de 3,8% em relação ao mês de junho e indica otimismo dos consumidores campo-grandenses, especialmente entre as famílias de menor renda.
O destaque do mês foi o avanço da intenção de consumo entre famílias com renda de até 10 salários mínimos, que deixaram a chamada “zona negativa” — abaixo de 100 pontos — ao atingirem 103,3 pontos, um salto de 4,1%. Já entre as famílias com renda acima de 10 salários mínimos, o índice subiu 2,4% e alcançou 116,6 pontos, permanecendo bem acima da média.
Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dedé de Oliveira, o resultado positivo também é influenciado por fatores sazonais. “Estamos próximos ao Dia dos Pais, que é uma data muito importante no calendário sazonal e que deve movimentar cerca de R$ 300 milhões na economia do Estado”, explica.
Dos sete componentes que formam o ICF, a maioria apresentou crescimento em julho. Os destaques foram a perspectiva profissional, que teve alta de 6,6%, o nível de consumo atual (+5,8%) e a avaliação do momento para compra de bens duráveis (+4,2%).
O levantamento também mostrou que 60,3% dos entrevistados acreditam em uma melhora profissional nos próximos seis meses. Já em relação ao consumo atual, 31,7% dizem que estão comprando menos do que há um ano, 16,3% relatam aumento no consumo e 51,9% mantiveram o mesmo padrão de compras.
O relatório completo da pesquisa pode ser consultado no site da Fecomércio MS.