Pesquisa destaca que o panetone é considerado um item presenteável para os consumidores
O tradicional panetone, item clássico do Natal, já está disponível nas prateleiras dos supermercados e atacarejos em todo o Brasil, mesmo antes do início de novembro, demonstrando que o produto integra tranquilamente a lista de compras dos brasileiros. Para este ano, o setor está ainda mais otimista para a temporada festiva, considerando o cenário econômico favorável do país, caracterizado pela estabilização de preços, redução da taxa de desemprego e aumento da confiança do consumidor.
Pesquisa da Kantar, a pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), aponta que cerca de 33 milhões de lares brasileiros consomem em média dois panetones por ano, gerando um faturamento de R$ 725 milhões e um volume de vendas de 42,5 mil toneladas durante o período de novembro de 2022 a janeiro de 2023.
Item presenteável
Além de ser uma iguaria consumida durante as festividades de Natal, o panetone também se estabeleceu como um presente popular. Com uma ampla variedade de opções disponíveis, que vão desde o tradicional com frutas secas até os recheados com chocolate, o panetone oferece uma diversidade de sabores para atender a diferentes preferências.
A pesquisa da Kantar revelou que os canais “presentes” e “atacarejos” se destacaram nas vendas de panetones, com o canal “Presentes” registrando um crescimento de 3,4% em volume, representando mais de um terço do total de vendas. Além disso, 80,7% do volume de vendas corresponderam à versão de 400/500g.
Segundo a coordenadora de Marketing de uma rede atacadista de Campo Grande, Rafaellen Duarte, no que diz respeito às preferências de sabor, os panetones tradicionais continuam sendo os favoritos, com destaque para a versão de frutas, que representa mais da metade do total de vendas. Quanto aos panetones recheados, a versão “trufada” emergiu como a mais popular, seguida pela opção de chocolate.
“Historicamente, o panetone de frutas é muito popular e representa boa porcentagem de vendas do produto na época. Porém, o panetone recheado com chocolate, conquistou o paladar de muitas pessoas, especialmente das crianças”, destacou.