Problema atinge Grand Cherokee e Dodge Durango 2018; Wrangler também é convocado
Um alerta de segurança colocou SUVs grandes na mira da montadora. A Jeep anunciou um recall no Brasil para três modelos — Grand Cherokee, Dodge Durango e Wrangler — após identificar falhas em sistemas considerados essenciais para a segurança dos veículos.
O caso mais grave envolve o Jeep Grand Cherokee e o Dodge Durango, ambos do ano-modelo 2018. Apesar de serem de marcas diferentes, os dois pertencem ao grupo Stellantis e compartilham componentes. Segundo a montadora, foi detectada a possibilidade de falha no transdutor de pressão integrado (IPT), problema que pode levar à desativação do sistema de freios ABS e do controle eletrônico de estabilidade.
Em nota, a Jeep afirma que, com esses sistemas inoperantes, há aumento do risco de acidentes, “com danos materiais, físicos ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros”.
O freio ABS é responsável por evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas, permitindo que o motorista mantenha o controle da direção. No Brasil, o item é obrigatório em todos os carros novos desde 2014. A falha apontada pela montadora compromete diretamente a eficiência da frenagem e a estabilidade do veículo em situações de emergência.
Além desses modelos, a Jeep também convocou proprietários do Wrangler para um recall distinto. Nesse caso, o problema está no painel de alertas: alguns veículos podem não exibir a luz de avaria do sistema OBD (Diagnóstico a Bordo) e da injeção quando necessário.
Segundo a empresa, a ausência do aviso visual caracteriza uma “situação de não conformidade”, já que impede o motorista de identificar falhas mecânicas a tempo. Apesar disso, a montadora avalia que o potencial de acidentes é menor em comparação ao problema envolvendo o sistema de freios. Ainda assim, o recall do Wrangler abrange um número maior de unidades.
Veja se o seu veículo está na lista
O recall relacionado ao sistema ABS envolve:
- Jeep Grand Cherokee (ano-modelo 2018): chassis de JC410863 a JC492281
- Dodge Durango (ano-modelo 2018): chassi JC490348
Já o recall do Jeep Wrangler abrange veículos dos anos-modelo 2018 a 2021, com chassis entre JW251736 e MW700626.
Como agendar o atendimento
O serviço de verificação e reparo leva cerca de uma hora e deve ser feito mediante agendamento prévio. O atendimento ocorre em concessionárias da Jeep em todo o país. Os proprietários também podem obter mais informações pelo telefone 0800-703-7150 ou no site oficial da marca.




















