Joaquim Barbosa se filia ao DC e partido quer lançar ex-ministro à Presidência

3
Joaquim Barbosa (Foto: Emília Silberstein/UnB)

Ex-presidente do STF passa a ser aposta da legenda para a disputa eleitoral de 2026

A movimentação política para a disputa presidencial de 2026 ganhou um novo capítulo com a entrada do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa no partido Democracia Cristã (DC). A legenda quer transformar o magistrado aposentado em seu principal nome para a corrida ao Palácio do Planalto, em uma tentativa de ampliar espaço no cenário nacional diante da polarização política já desenhada para as próximas eleições.

O anúncio da filiação ocorreu após o partido recuar da pré-candidatura do ex-ministro Aldo Rebelo, que vinha sendo articulada desde o início do ano, mas não apresentou crescimento nas pesquisas internas e levantamentos de intenção de voto. A mudança foi confirmada pelo presidente nacional da sigla, João Caldas, que afirmou que Barbosa “já está lançado” como pré-candidato à Presidência da República.

Segundo Caldas, a decisão foi tomada de forma estratégica pela legenda. “O partido tem de olhar para a frente. Não é uma pessoa, é uma instituição que visa o que é melhor para o país”, declarou o dirigente ao defender a substituição de Rebelo pelo ex-presidente do STF.

Joaquim Barbosa, de 71 anos, foi ministro do Supremo entre 2003 e 2014 e se tornou um dos nomes mais conhecidos do Judiciário brasileiro durante o julgamento do Mensalão, processo do qual foi relator. Primeiro negro a presidir o STF, ele ganhou projeção nacional e internacional ao longo da carreira, chegando a integrar, em 2013, a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time.

Indicado ao Supremo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Barbosa antecipou sua aposentadoria em 2014, dez anos antes do prazo máximo permitido pela legislação. Desde então, seu nome passou a aparecer frequentemente em especulações eleitorais.

Em 2018, o ex-ministro chegou a ensaiar uma candidatura presidencial ao se filiar ao PSB, mas desistiu meses antes do início oficial da campanha. Na ocasião, afirmou que a decisão era de caráter “estritamente pessoal”.

Agora, o Democracia Cristã aposta na imagem de independência e na trajetória jurídica de Barbosa para tentar ganhar relevância na disputa de 2026. Segundo João Caldas, o próprio ex-ministro terá autonomia para definir os próximos passos da pré-campanha e o momento de se pronunciar publicamente. “Ele é um homem prudente, extremamente cauteloso. O comando é dele e será na hora que ele quiser falar”, afirmou o presidente da legenda.

Joaquim Barbosa se filia ao DC e partido quer lançar ex-ministro à Presidência
Certidão de filiação do ministro aposentado do STF Joaquim Barbosa

A entrada de Joaquim Barbosa ocorre em um cenário de pré-campanha já movimentado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apontado como provável candidato à reeleição, enquanto nomes ligados à direita e ao centro-direita também articulam espaço, como o senador Flávio Bolsonaro (PL), o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) e o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo).

Nos bastidores, o Democracia Cristã também tenta ampliar alianças com outras siglas para fortalecer uma eventual candidatura de Barbosa ao Planalto. Até o momento, o ex-ministro não comentou publicamente sobre o assunto.