20.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 24 de julho, 2025
spot_img

Jornada de Educação do Senai debate legado, metodologias e oportunidades no mercado de trabalho

Com o tema “Qualidade Educacional e Avaliação de Resultados”, a edição 2025 da Jornada de Educação do Senai debateu legado, metodologias e oportunidades no mercado de trabalho. O evento, dedicado ao desenvolvimento contínuo dos educadores da instituição e ao fortalecimento dos processos educacionais, foi realizado entre terça-feira (22/07) e quarta-feira (23/07), em Campo Grande.

Nesta edição, são mais de 245 inscritos entre instrutores e gestores de educação das 11 unidades do Senai do Mato Grosso do Sul.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o espaço é uma oportunidade de aperfeiçoar ações internas de um modelo que é referência de ensino técnico no País. “Entendo que o Estado está num momento muito interessante, com um desenvolvimento muito acelerado e, nessa condição, o Sesi e o Senai têm um papel importante dentro da educação e da qualificação. O Senai, por sua vez, reúne aqui neste ambiente toda a sua força na pesquisa e na inovação para debater formas de atender a grande demanda do Estado. O Senai hoje é reconhecidamente a maior escola de ensino técnico que nós temos aqui no Brasil”.

Segundo o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, o evento serve como bússola para estabelecer os propósitos da educação profissional em Mato Grosso do Sul. “Nós precisamos desse alinhamento com os docentes, instrutores, coordenação pedagógica e equipe de suporte técnico do Senai. É uma oportunidade para lapidar as metodologias do Senai, trazendo gente do departamento nacional, trazendo gente de grandes departamento regionais, como São Paulo, no intuito de transmitir mais para os nossos docentes, para que eles possam, cada vez mais, proporcionar ao nosso principal cliente, nosso aluno, toda a qualificação e habilitação técnica necessárias”.

Modelo maduro e reconhecido internacionalmente

Além de reflexões, debates, atualizações e inovações relacionados à educação, o evento também ressaltou a história e os resultados das metodologias do Senai.

Especialista em desenvolvimento industrial do Senai Nacional, Marilza Regattieri, palestrou sobre o legado da educação para o futuro da indústria. 

“Acredito que o principal legado nasce da qualidade do trabalho que o Senai faz. Nós, na verdade, seguimos formando profissionais que têm as competências demandadas pela indústria. Então, isso é muito expressivo, quando, por exemplo, a pesquisa de egressos aponta que mais de 90% dos empresários preferem contratar um ex-aluno. É um sinalizador muito concreto do trabalho que as indústrias fazem. Isso nos torna reconhecidos mundialmente. Como vocês conseguem assegurar essa qualidade por tanto tempo? Então, eu acho que esse é o grande e forte legado do Senai e que dialoga com essa metodologia que é muito estruturada, onde a indústria está na centralidade de todo processo”.

A programação conta ainda com painéis de doutores e gestores, além de palestra do professor, empresário e comediante Murilo Gun.

Fale com a Redação