20.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Jornal denuncia que Nasa matou 27 macacos em 2019

De acordo com um documento obtido pelo jornal The Guardian, a Nasa matou 27 macacos em um único dia de 2019. Os primatas estavam presos no Centro de Pesquisas Ames da agência espacial, localizado na Califórnia, e receberam doses de drogas letais em 2 de fevereiro.  

A decisão de matá-los foi condenada por defensores dos direitos dos animais, já que havia a opção de transferi-los para santuários. Ainda segundo informações obtidas por meio das leis de liberdade de informação, 21 deles foram diagnosticados com Parkinson.

Ao comentar o ocorrido, John Gluck, especialista em ética animal da Universidade do Novo México, disse que os primatas “estavam sofrendo as privações e frustrações etológicas inerentes à vida de laboratório. Aparentemente, eles não eram considerados dignos de uma chance de vida em um santuário. Eliminação em vez da expressão simples de decência. Que vergonha para os responsáveis”.https://bbfa0335ae327c404eb1de90273d3015.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html?n=0

Em resposta, Stephanie Solis, executiva da LifeSource BioMedical, empresa especializada em pesquisas farmacêuticas – e que alugava o espaço onde os macacos estavam -, afirmou que os animais foram doados ao laboratório anos atrás depois que um santuário não os acomodou por conta da idade avançada e problemas de saúde.

Tanto a empresa de pesquisa quanto a Nasa tinham um acordo de cuidados conjuntos. “Concordamos em aceitar os animais, atuando como um santuário e provendo todos os cuidados às nossas próprias custas, até que sua idade avançada e o declínio da saúde resultassem na decisão de sacrificá-los humanamente para evitar uma má qualidade de vida”, diz. Solis ainda reitera que nenhuma pesquisa foi conduzida com os animais enquanto estavam no laboratório.

Nasa e o uso de animais

A agência espacial tem um longo histórico de trabalho com animais. Em 1961, por exemplo, Ham, um chimpanzé, foi treinado diariamente antes de se tornar o primeiro macaco enviado em espaço. Na ocasião, ele foi capaz de realizar sua breve missão com sucesso.

Via: The Guardian

Fale com a Redação