Coletânea reúne contos, crônicas e poemas selecionados nos concursos literários do FestJuv 2026 e terá lançamento aberto ao público na UFMS
As histórias escritas por jovens autores de Mato Grosso do Sul e de outros estados brasileiros vão ganhar as páginas de um livro. A Antologia Festival da Juventude 2026, que reúne os textos vencedores dos concursos literários da segunda edição do FestJuv, será lançada no próximo dia 26 de junho, às 9h, no Auditório Professor Luiz Felipe de Oliveira, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. A entrada é gratuita.
A publicação reúne 24 obras produzidas por 23 escritores com idades entre 15 e 24 anos, selecionados durante os concursos literários promovidos pelo Festival da Juventude. O livro apresenta contos, crônicas e poemas que abordam diferentes experiências, sentimentos e reflexões da nova geração.
Mais do que reunir produções premiadas, a antologia busca preservar um dos principais legados do festival ao transformar a produção artística em registro permanente e ampliar a circulação da literatura produzida por jovens autores.
Segundo a apresentação da obra, o Festival da Juventude transformou a UFMS em um espaço de encontro entre diferentes manifestações culturais, revelando uma geração “sensível, atenta, reflexiva e engajada”, interessada em discutir temas ligados à identidade, pertencimento, relações familiares, amor, memória, medos e os desafios de crescer em um mundo em constante transformação.
Autores de diferentes cidades
A coletânea reúne escritores de Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul e Dourados, em Mato Grosso do Sul, além de jovens de Campinas e Meridiano (SP), Guaraciaba do Norte (CE) e Rio de Janeiro.
Participam da publicação os autores Sergio Gabriel Oliveira Penteado, Gabriel Inzaubralde, Maria Vitória Sousa Freitas, Vinícius Lins de Souza Arruda, Ismael Sales Sousa, Manoela dos Reis Portocarrero, Matheus Henrique da Silva Pereira, Júlia Vieira, Enrico Pedro Teixeira, Ana Lorena Franco, Sérgio Dias Leite, Hannah Fagundes, Rodrigo Gonçalves Jacques dos Santos, Nathyara da Paixão Crespo, Ariel de Almeida Fagundes, Katherine Rezende, Maria Fernanda Sequeira, Ana Elisa Pereira Vale, Júlia de Cássia Diehl Pinelli, Ventura Martinez Fernandes, Gabriela Ferrazim Montouro, Gustavo Samuel Buscarons Zaparoli de Alencar e Isabela Akemi Oliveira Yamazaki.
De acordo com o prefácio, a obra funciona como um “mapa literário da territorialidade”, reunindo narrativas construídas a partir de diferentes realidades e vivências transformadas em expressão artística.
Legado do Festival da Juventude
A antologia é resultado dos concursos literários promovidos durante o Festival da Juventude 2026, que mobilizou centenas de participantes em atividades voltadas à literatura, cinema, música, formação artística e participação social.
Ao transformar os textos selecionados em livro, o festival fortalece o protagonismo juvenil na produção cultural e amplia o espaço para novos escritores, incentivando a difusão da literatura contemporânea produzida por jovens.















