A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) é a segunda do País a conseguir integrar todos os municípios na RedeSim, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. O anúncio foi feito em evento na manhã dessa segunda-feira (28) pelo presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, que marcou ainda a adesão da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) no processo de simplificação do processo de abertura de empresas.
Conforme a Junta, até então, apenas Santa Catarina havia conseguido integralizar todos os municípios na RedeSim.
O secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Walter Carneiro Junior, disse que a integração total coloca Mato Grosso do Sul em outro patamar no processo de abertura de empresas, conferindo agilidade, segurança e confiabilidade aos empreendedores, e destacou os esforços de todos os colaboradores da Jucems e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), que atuam em convênio para implantar a RedeSim no Estado.
“Esse esforço não é de agora. Em 2012 eu era secretário de Fazenda de Dourados e recebi a visita do Nivaldo e outros servidores da Junta, que desde então já trabalhavam na estruturação dessa grande rede de dados que agora se concretiza. Mato Grosso do Sul é referência em vários aspectos, estamos ficando conhecidos como terra das possibilidades, o governador Eduardo Riedel dedica esse início de mandato para divulgar as potencialidades do Estado em todo mundo, e a Jucems está preparada para dar resposta com agilidade e segurança a essa demanda que tem crescido e deve aumentar muito”, disse Walter (foto ao lado).
Modernização
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, tem enfatizado a importância do processo de modernização da Junta Comercial, alinhado com a política de desenvolvimento do Estado e em conformidade com os esforços para atração de novos investimentos e a criação de uma ambiência favorável para os negócios.
“Resultado direto é que temos batido recordes consecutivos na abertura de empresas. O empreendedor encontra um conjunto de fatores favoráveis para investir: agilidade e modernidade na abertura da empresa, aliada à segurança jurídica, simplicidade na legislação, menos burocracia. Tudo isso faz de Mato Grosso do Sul um Estado atrativo e com muita potencialidade de crescimento”, frisou.
O presidente da Jucems, Nivaldo da Rocha, ressaltou que o próximo passo é integrar a Secretaria de Estado da Fazenda, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária ao sistema de análise processual digital da Jucems. Com isso, a tramitação do processo de abertura de empresas será ainda mais ágil e simplificado. Atualmente, segundo Rocha, em média um processo demora 5h14m até a emissão do registro. Esse processo já demorou semanas antes da digitalização da Jucems.
Na ocasião, os municípios de Sonora e Chapadão do Sul celebraram o compromisso de aderir à viabilidade automática dos processos de abertura de empresas. Dessa forma, a Prefeitura vai informar automaticamente ao empresário sobre a possibilidade de exercer a atividade no local desejado, além de emitir de forma automática a documentação necessária, como alvarás, inscrição municipal e licenças sanitária e ambiental.
RedeSim
A RedeSim estabelece as diretrizes e os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas, visando diminuir o tempo e o custo para o registro e a legalização das empresas. O procedimento é feito por meio de sistemas informatizados e integrados de informações e processos, reduzindo a burocracia e possibilitando a entrada única de dados e documentos por meio do portal da RedeSim na Internet.
Esse processo confere inúmeras vantagens: procedimentos compatibilizados e integrados; redução de exigências e duplicidades documentais; garantia da linearidade do processo da perspectiva do usuário; entrada única de dados cadastrais e de documentos; informações compartilhadas; redução do tempo para registro e legalização de empresas; aumento do número de formalizações de empresas e negócios; e segurança na formalização de novas empresas.
Participaram, ainda, do evento na Jucems, o prefeito de Sonora, Enelto Ramos; o diretor presidente da Iagro, Daniel Ingold; o diretor de Operações do Sebrae, Tito Estanqueiro.
Fonte: Ascom Jucems























