O Juizado Especial de Trânsito de Campo Grande, vinculado à 9ª Vara do Juizado Especial, encerrou o ano de 2025 com números relevantes em sua atuação. Ao longo do período, foram realizados 4.746 atendimentos, por meio das vans do Juizado, que prestam atendimento direto nos locais de acidentes de trânsito sem vítimas na capital.
Estes atendimentos realizados pelas vans do Juizado resultaram em uma média mensal de 395 atuações dos conciliadores em 2025. Do total registrado no ano, 4.559 atendimentos culminaram em acordos firmados entre as partes envolvidas, demonstrando a efetividade do serviço de conciliação no próprio local das ocorrências. Além disso, foram realizadas 187 sessões, correspondentes às aberturas de ações judiciais.
De acordo com dados apresentados pela equipe do Juizado, o mês de setembro registrou o maior número de ocorrências, com 472 atendimentos realizados, dos quais 458 resultaram em acordos entre as partes envolvidas. Outros períodos de alta demanda foram os meses de março, com 461 atendimentos; dezembro, com 434; e maio, com 428 registros.
Mesmo durante o recesso forense, entre 20 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, o Juizado de Trânsito manteve os atendimentos realizados pelas vans em funcionamento regular. Nesse período, foram registrados mais de 110 atendimentos efetuados pelas equipes móveis, dos quais aproximadamente 100 resultaram em acordos.
Gestão processual – Os dados dos painéis gerenciais do Núcleo de Monitoramento Judicial Eletrônico (Numoje) revelaram avanços na gestão processual em 2025, com maior eficiência na tramitação e solução dos casos. O acervo da Vara, que em janeiro era de 3.478 processos, foi reduzido para 2.472 até dezembro.
Além disso, o Índice de Atendimento à Demanda (IAD), que mede a capacidade de julgamento e baixa de processos em relação ao volume de novos casos, alcançou 110,27%, indicando que a Vara resolveu mais processos do que os que ingressaram ao longo do ano.
Em 2025, foram proferidas 6.057 sentenças, atingindo 109,43% da Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa julgar mais processos do que os distribuídos, com o objetivo de reduzir o acervo e aumentar a celeridade na prestação jurisdicional
Saiba mais – O Juizado Especial de Trânsito, localizado na Rua Antônio Corrêa, nº 85, no bairro Jardim Monte Líbano, é um serviço gratuito do TJMS que atende imediatamente acidentes sem vítimas envolvendo veículos automotores. Composta por um conciliador, um policial militar e um motorista, a equipe atua em uma van que se desloca até o local do acidente, realizando audiências de conciliação para solucionar os conflitos de forma amigável e evitar processos judiciais. Quando há acordo, ele é homologado pelo juiz Alexsandro Motta, titular da 9ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande.




















