20.6 C
Campo Grande
segunda-feira, 12 de maio, 2025
spot_img

Laboratório com estrutura completa para refino de cocaína é descoberto no Paraguai

Um laboratório usado para o refino de cocaína foi descoberto pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) em Pedro Juan Caballero, na fronteira com a cidade de Ponta Porã. De acordo com as informações, o local foi interditado na terça-feira (29) e tinha equipamentos completos, com sistema de refrigeração e estação de trabalho para manuseio dos produtos químicos.

A informação só foi divulgado pelas autoridades locais nesta quinta-feira (31). O laboratório produzia cocaína tendo como fornecedor produtores de coca da Bolívia, Colômbia e Peru. A droga fabricada ali era vendida por grupos de tráfico internacional, especialmente na região da fronteira com o Brasil. O laboratório funcionava dentro de uma fazenda na Colônia San Miguel, sob rigoroso sistema de vigilância.

A Senad disse qua a quadrilha responsável pela segurança do local vigiava todas as estradas de acesso e perceberam a presença da polícia, fugindo antecipadamente. Entre os que foram presos na operação está o brasileiro Daniel Frazão de Oliveira, de 41 anos.

No local foram apreendidos 10,8 quilos de cocaína refinada, 387 quilos de substância não identificada, 250 quilos de cafeína, 650 quilos de cloro de cálcio, 325 quilos de soda cáustica e pequenas porções de maconha e haxixe, possivelmente deixadas pelos trabalhadores.

Laboratório com estrutura completa para refino de cocaína é descoberto no Paraguai
Agentes pesam produto químico usado no preparo de cocaína (Foto: Divulgação/Senad)

Os agentes da Senad apreenderam ainda tambores com éter, ácido, acetona, etanol e nafta (composto proveniente do petróleo e com potencial de destilação semelhante à gasolina). Três motos, dois carros e uma retroescavadeira também foram apreendidos.

No barracão também foram encontrados moldes de metal com desenhos de búfalo, cavalo, rinoceronte, javali e do Hulk. Os símbolos são usados para identificar os fornecedores da droga. Entre prensas, forno de micro-ondas, lâmpadas infravermelhas, tanque de dióxido de carbono e instrumentos de precisão, também foram encontradas duas armas de fogo.

Presente na ação, o promotor de Justiça Celso Morales comentou com a imprensa que esses centros de refino de cocaína são pouco comuns em território paraguaio, já que os laboratórios descobertos até agora eram improvisados e amadores.

Fale com a Redação