O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já passou mais de três meses fora do Brasil em compromissos oficiais desde o início de seu terceiro mandato. De acordo com levantamento da CNN, foram 97 dias dedicados a agendas internacionais em 46 viagens diferentes. Se considerados também os dias destinados exclusivamente ao deslocamento, o total de tempo fora do país sobe para 126 dias.
O país mais visitado por Lula é o Uruguai, com quatro visitas. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com duas viagens presidenciais. O levantamento considera uma nova viagem internacional cada vez que o presidente troca de país, mesmo que os deslocamentos façam parte do mesmo roteiro. O ano de 2023 concentrou a maioria das saídas internacionais — foram 25 viagens naquele período.
As frequentes viagens ao exterior motivaram críticas da oposição, o que levou o presidente a afirmar que, a partir de 2024, passaria a “rodar o Brasil”, já que, segundo ele, a missão de “recuperar a imagem internacional” do país havia sido cumprida.
E essa promessa se traduziu em números: desde o início do mandato, Lula passou 142 dias fora de Brasília em viagens nacionais. Foram 120 deslocamentos por 23 estados brasileiros. São Paulo foi o destino mais frequente, com 28 visitas, seguido por Rio de Janeiro (18) e Bahia (10). Apenas Acre, Rondônia e Tocantins ainda não receberam visita presidencial.
Nesta semana, Lula continua sua agenda pelo país. Na terça-feira (21), estará no Rio de Janeiro para a reinauguração do Palácio Capanema. Já na quinta-feira (23), participa do lançamento do novo curso de Medicina do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.