Mais brasileiros querem ficar solteiros, aponta pesquisa do IBGE

1318

Neste domingo, 15 de agosto, é celebrado o Dia do Solteiro

O amor (próprio) está no ar! Mesmo que Tom Jobim tenha dito que é impossível ser feliz sozinho, há quem prove o contrário. Tanto que já existe até um dia no calendário para celebrar a escolha de ser um só. No Brasil, essa data é comemorada oficialmente no dia 15 de agosto.

Dia do Solteiro, neste domingo, não seria diferente…O que geralmente poderia ser uma desculpa para sair com as amigos, beber, rir, flertar passando um dia típico de solteiro, desta vez o improviso virtual é a prioridade…Coronavírus continua por aí, viu gente!

Com os encontros restritos devido à pandemia, a exigência de protocolos como o uso de máscara acabou afastando mais as chances de encontrar um par perfeito. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o coronavírus fez subir o número de solteiros com crescimento de 18,7% no ano passado. Mas a escolha da solteirice já era uma tendência: em dez anos, o número dos solitários cresceu de 10,4% para 14,6%.

Independente de ficar solteiro ou não, é uma opção de vida.

Estudioso do assunto, o psicanalista Geraldo Peçanha de Almeida está escrevendo um livro sobre o tema e afirma que é possível ser feliz sozinho. “É uma opção de vida que se cristalizou no Brasil nos últimos 50 anos. A tia solteirona vivendo sozinha na casa dos pais lá nos anos 70 é hoje a idosa que vive sozinha, viaja, consome, gasta em lazer e tem boa qualidade de vida”, afirma.