Desta vez, a região urbana contemplada foi a do Imbirussu - (Foto: Divulgação)

Mais de 1.000  pessoas passaram na manhã deste sábado (21) pela Escola Municipal Fauze Gatass no Jardim Carioca, onde foi aberta a 2ª edição do Todos em Ação, projeto que nos próximos 15 dias levará 70 serviços e ações aos bairros da região urbana do Imbirussu. A partir da segunda-feira equipes da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos) iniciarão  patrolamento, limpeza, tapa buraco, troca de lâmpadas, entre outros serviços de manutenção.

Além de shows, apresentações culturais, recreação para crianças e entrega de mudas, a população recebeu vários atendimentos na área da saúde. Foram feitos 30 preventivos; 10 inserções de DIU; 15 ultrassom vaginal, 18 de vias urinárias; 40 consultas de ortopedia, 15 de ginecologia e de clínico geral.  Foram oferecidos ainda exames de glicemia capilar, aferição de pressão. Na área da odontologia houve avaliação preventiva de câncer bucal e ação educativa de aplicação do flúor.

Quem passou pelo atendimento médico elogiou o serviço. Foi o caso de Jussara Correia, que mora na região há 6 anos. Ela conseguiu ser atendida pelo ortopedista e fez o preventivo do câncer. “Achei importante porque foi no sábado e assim não precisei faltar ao serviço”, comentou. A dona de casa Laura Regina, 29 anos, passou por consultas do ginecologista e pelo dentista. “Não demorou nada para eu ser atendida. Sempre é bom passar pelo médico de forma preventiva”, diz.

Reafirmou o compromisso com a população, a Prefeita Adriane Lopes, destacou os serviços ofertados. “Estamos levando a todas as regiões mais de 70 ações. Começamos na região do Bandeira e hoje estamos no Imbirussu, e vamos agir pontualmente nas demandas apresentadas. Nesta semana também vamos atender com o gabinete itinerante da Prefeita dando continuidade nas ações aqui no Jardim Carioca”.

A dona de casa, Guilhermina Peralta Peres, de 35 anos, mora na Vila Romana e está desempregada há 6 meses. Ela ficou sabendo do evento por uma amiga e foi procurar uma das oportunidades de trabalho oferecidos pela Funsat (Fundação Municipal do Trabalho). Ela quer uma vaga na área de limpeza, passadeira ou serviços gerais. “Acho que esse tipo de ação é bom porque, pelo menos, é lazer para crianças e para a gente. Segunda vou lá na Funsat”, comentou.

O FAC ofereceu orientações para quem demonstrou interesse em fazer horta. Foram entregues 160 kits de legumes, frutas e verduras. O engenheiro agrônomo do FAC, Gilson Silveira Arevalo, detalhou os trabalhos que dão apoio às comunidades carentes. “Além de termos uma horta, damos assistência aos produtores, que doaram. Montamos 159 kits de legumes, frutas e verduras e além de 250 pacotes de adubo. Os resíduos das árvores que a prefeitura corta porque estão doentes, nós misturamos com alimentos que não servem mais para consumo e fazemos a compostagem, que vira adubo”, explicou o agrônomo.

Serviços

Além dos serviços já citados, o “Todos em Ação” ofereceu orientação sobre passe do estudante e expedição credencial para vagas de idoso, internet grátis do Conecta CG. Também foi feito o cadastro para benefício da tarifa social da concessionária Águas Guariroba e distribuição de material informativo.

Ao todo mais de 5 mil atendimentos foram realizados durante toda a manhã. Entre as autoridades estavam secretários municipais, deputados estaduais e federais e líderes comunitários.

Comentários