20.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Mais de 50 condutores embriagados são presos pela Guarda Municipal no primeiro semestre

No balanço, também foi informado a captura de 117 foragidos da justiça

A Guarda Municipal de Dourados (GMD) já prendeu 54 condutores embriagados em 2021 e retirados das ruas 117 procurados pela justiça. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (19) pela Instituição.

Segundo a Guarda Municipal, as ações objetivam a segurança viária, principalmente na prevenção aos acidentes de trânsito, preservando a vida e a incolumidade pública. “Através de planejamento e ações as equipes da Guarda Municipal têm constantemente abordados condutores, sendo verificado algum sinal de alcoolemia, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documentações dos veículos”, frisou nota da Instituição.

Somente neste final de semana foram três condutores embriagados presos em Dourados pela GMD. O primeiro, de 30 anos, foi preso no sábado (17), na Rua Cabral no Jardim Guanabara. Os Guardas Municipais realizavam rondas preventivas na Praça do Cinquentenário quando flagraram o condutor do veículo Hyundai I-30, parando na contra mão da via de direção. Durante a abordagem os guardas constataram que o autor estava embriagado, a CNH vencida a mais de 30 dias e o carro com licenciamento atrasado. Após soprar o bafômetro foi constatado o resultado de 0,45 mg/l. O veículo foi recolhido ao pátio do Detran-MS e o motorista preso levado a delegacia.

Já no Jardim Esplanada foi preso um homem de 28 anos. A equipe da Guarda Municipal atendia a situação de violência doméstica sendo solicitado pela vítima. Quando os guardas chegaram o agressor tinha deixado o local num veículo GM Celta. Durante os procedimentos o autor chegou conduzindo o veículo em visível estado de embriaguez. Após realizar o teste do bafômetro foi confirmado a embriaguez com valor de 0,42 mg/l. Diante da situação o agressor, além de ser preso por violência doméstica, irá responder pelo crime de conduzir veículo sob influência de álcool.

No domingo (18), por volta das 22h, no Bairro Izidro Pedroso foi preso um condutor de 36 anos. Os guardas realizavam rondas preventivas no bairro quando perceberam um veículo Toyota Corolla parado na via com o motor ligado e o motorista debruçado sobre o volante, desacordado. Testemunhas ainda relataram que o veículo estaria no local a aproximadamente 1h. Depois de acordar o condutor a equipe verificou que estava visivelmente embriagado, com dificuldades de equilíbrio, na fala e odor etílico. Mesmo se negando a realizar o teste de alcoolemia, foi lavrado Termo de Constatação de Embriaguez e encaminhado a delegacia de Polícia Civil.

Mais de 50 condutores embriagados são presos pela Guarda Municipal no primeiro semestre

Em relação aos foragidos da justiça, capturados, o diretor de Operações da Guarda Municipal, Sérgio Mondadori, destaca a importância do trabalho dos agentes, pois a retirada desses foragidos da rua garante a tranquilidade da população e colabora para manter a ordem pública e são resultados principalmente da intensificação das ações de prevenção desenvolvida pela GMD em nosso município.

No último final de semana, dois indivíduos foram recapturados pela Guarda Municipal. O primeiro caso aconteceu nas proximidades do Parque dos Ipês, quando um indivíduo ao avistar a equipe que fazia rondas pelo local, tentou se esconder em um terreno baldio, sendo abordado pelos agentes e constatado que contra ele havia um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Dourados.

Já o segundo caso foi na tarde de domingo (18), quando em rondas pelo bairro Monte Carlo, os guardas avistaram um homem em atitude suspeita parado em frente uma residência, o que motivou a abordagem. Na checagem foi constato que o indivíduo encontrava-se evadido do sistema prisional desde o dia 29/06/2021.

Fale com a Redação