10/04/2015 09h30
Manaus tem apagão na véspera de visita de ministro de Minas e Energia
Às vésperas da visita do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), Manaus sofreu um apagão. Na noite desta quinta-feira, houve um desligamento das linhas de transmissão que provocou corte de 50% da carga de energia necessária para o abastecimento da cidade, por volta das 19h, horário da capital.
Braga participará da posse a nova diretoria da Eletrobras Amazonas Energia e apresentará o Plano de Melhoria de Desempenho do Sistema de Distribuição do Estado do Amazonas. O novo presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Antonio Carlos Faria de Paiva, chega ao cargo enfrentando um desconforto após o apagão, assim como o Ministro Braga que é senador eleito pelo Amazonas e já foi governador do Estado por duas vezes.
Em nota, a Eletrobras Amazonas Energia informou que o desligamento nas linhas de transmissão ocorreu no trecho de 500 kV Tucuruí – Manaus – Macapá do Sistema Interligado Nacional (SIN). As informações foram repassadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Diversos bairros ficaram sem energia elétrica. O sistema voltou a ser reestabelecido por volta das 20h30m.
O Plano de Melhoria do Sistema, que será lançado nesta sexta-feira pelo ministro, prevê novas obras, abrangendo a capital e interior, que irão potencializar o desempenho de todo o sistema de distribuição de energia elétrica do Amazonas, além de consolidar a integração regional ao Sistema Interligado Nacional.
Com informações do Globo com Extra
