Demais candidatos a prefeito, Alan Guedes (PP), Racib Harb (Novo), Beto Teles (Psol/Rede), Valderi Garcia (PCO), Tiago Botelho (PT) e Bela Barros (PDT), participaram de debate
Neste sábado (14), o governador Eduardo Riedel esteve em Dourados para caminhar com o candidato a prefeito Marçal Filho (PSDB), com a candidata a vice Gianni Nogueira, representantes políticos e com a população. Uma multidão acompanhou a caminhada na avenida Marcelino Pires, no trecho entre as ruas Firmino Vieira de Matos e Hayel Bon Faker.
As ações da chapa “Experiência faz a Mudança Certa” começaram pela manhã e se estenderam até o início da tarde. Do café em uma padaria tradicional do município, caminhada na área central e entrevistas para a imprensa, tudo foi acompanhado por um grande público, que demonstrava o apoio à transformação de Dourados.
O governador Eduardo Riedel, que desde o início da construção das candidaturas para o pleito 2024, na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul demonstrou apoio ao nome do radialista e empresário, fez questão de destacar o preparo de Marçal, com ênfase ainda na importância de uma gestão local eficaz com reflexo positivo em todo Estado.
“Eu não tenho dúvida que o Marçal está preparado para assumir essa reponsabilidade e a caminhada é para reforçar nosso apoio. Ele conhece o município, conhece o que Dourados precisa e nós vamos estar ao lado dele, apoiando as iniciativas sempre pelo melhor por Dourados. Tenho caminhado ao lado de nossos candidatos, é importante esse apoio, nesse momento em que Mato Grosso do Sul tem vivido de muito crescimento e, vamos envolvendo todo mundo nesse projeto, um projeto que é pelo Estado”, destacou.
Riedel citou ainda que várias ações estão sendo debatidas para Dourados, com ênfase nos eixos de saúde e infraestrutura.
“Marçal tem apontado projetos e algumas ações para intervenções imediatas, principalmente em recapeamento nos bairros e na saúde”, disse.
Marçal Filho enfatizou sobre a oportunidade de caminhar por Dourados com o governador Eduardo Riedel, que conseguiu um espaço na agenda neste sábado, para debater propostas e apontar soluções, sendo que o trabalho que ele tem desenvolvido pelo Mato Grosso do Sul tem se despontado com excelência e ações similares é o que ele projeta para o futuro do Executivo local.
“O governador tem visitado o Estado apoiando os candidatos tanto do nosso partido PSDB, quanto dos partidos aliados, então esse talvez seja o último sábado antes das eleições, que o Governador tenha espaço na sua agenda para vir a Dourados, então evidentemente eu não poderia perder a oportunidade de caminhar com ele, pois Dourados reconhece o trabalho do governador Eduardo Riedel, todas as pesquisas apontam a popularidade a aprovação do governo Riedel e tenho no nosso governador um exemplo de gestão, que alinha a política com a técnica”, pontuou.
Para Marçal Filho, entre vários problemas enfrentados na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, a saúde é uma questão prioritária, pois é inadmissível o cenário atual com falta de médicos nos postos, somente uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para atender a população, falta de estrutura e insumos para os serviços, entre outros. Outro ponto destacado por ele é a falta de interesse da gestão atual em intermediar ações junto ao Governo do Estado.
“Tenho conversado muito com o governador sobre os problemas de Dourados, sobre as soluções que nós vamos encaminhar nas mais diversas áreas principalmente na área da saúde, que não pode continuar da forma que está! Essa parceria vai seguir pelos anos futuros é muito importante criarmos esse alinhamento, tem muitos projetos do Governo do Estado em parceria com a prefeitura que não foram realizados ou pela morosidade da prefeitura ou pelo fato de não ter feito um projeto, mas a partir do ano que vem as coisas vão funcionar”, ressaltou.
Debate
Os demais candidatos à prefeitura de Dourados participaram de debate promovido pela Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) e 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Estavam presentes, Alan Guedes (PP), Racib Harb (Novo), Beto Teles (Psol/Rede), Valderi Garcia (PCO), Tiago Botelho (PT) e Bela Barros (PDT).
Após debate, parte dos candidatos se manifestaram à imprensa sobre a ausência do candidato Marçal Filho, que preferiu ir para caminhada.
Tiago Botelho (PT)
“Infelizmente o candidato Marçal Filho, que é dono de uma rádio, não teve coragem de vir apresentar propostas, porque não tem, não tem plano de governo que contempla a população de Dourados. É lastimável a ausência do Marçal e eu o desafio a falar se vai faltar a todos os debates. Eu afirmo à população douradense: eu não deixarei de ir a debate. Quem não vai a debate não tem condições de debater com a população. Saímos vitoriosos, conseguimos fazer enfrentamento ao atual prefeito”.
Racib Harb (Novo)
“Hoje começou a campanha eleitoral em Dourados. os candidatos tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos. Infelizmente, temos um fujão, que estava caminhando, passeando pela cidade de Dourados. Não é isso que a gente quer de um prefeito. Não importa quem chama para debater, acho que é preciso ter responsabilidade e vergonha na cara de comparecer”.
Alan Guedes (PP)
“Os candidatos que se interessam efetivamente pela cidade compareceram. Lamentamos a ausência do candidato Marçal Filho porque não tem compromisso com a OAB, com a Aced, com a FM Cidade, não tem compromisso em discutir e debater os assuntos. No debate podemos falar um pouco do que fizemos e do que pensamos para o segundo mandato”.