22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Massa de ar seco predomina em MS e deixa 36 cidades com baixa umidade do ar

Para hoje, não há previsão de chuva para nenhuma região de Mato Grosso do Sul

Em mais um dia seco, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul, neste domingo (10). O aviso, de nível perigo em potencial, inicia às 12h e segue até as 19h. A condição climática coloca em risco a saúde das pessoas e aumenta a propagação dos incêndios, conforme aviso do Instituto.

Massa de ar seco predomina em MS e deixa 36 cidades com baixa umidade do ar

Uma massa de ar seco predomina sobre o Estado, causando variação de 20 a 30% na umidade, com risco de incêndios florestais e à saúde, com ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Campo Grande está dentre as cidades sob alerta. Veja as demais listadas pelo Inmet: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Este domingo vai ser de muito calor, sol intenso e tempo seco. As temperaturas devem seguir em estabilidade durante todo o dia, com mínimas entre 14 e 19°C em grande parte do estado e máximas de até 35ºC.

Capital deve ter mínima de 19°C e máxima de 31°C. 

O Instituto recomenda que as pessoas que estejam nessas cidades bebam bastante líquido, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e desgaste físico nas horas mais secas. Também é recomendado o uso de hidratante para pele e umidificação do ambiente, além de evitar consumo de bebidas diuréticas (café e álcool).

Aviso na palma da mão

A Defesa Civil possuí sistema de alerta para celulares cadastrados. Quem quiser receber por SMS avisos climáticos importantes pode enviar uma mensagem de texto para o número 40.199 com o CEP de interesse.

Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Fale com a Redação