20.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

Mato Grosso do Sul libera 2ª e 3ª doses de reforço da vacina Janssen

Mato Grosso do Sul autorizou a aplicação das 2ª e 3ª doses de reforço para aqueles que tomaram a vacina da Janssen, então classificada como de dose única pela fabricante no combate ao novo coronavírus. A decisão, segundo a Secretaria do Estado de Saúde (SES), segue a orientação do Ministério da Saúde, que também já autorizou as aplicações a partir desta segunda-feira (20).

Ainda segundo as inforamções da SES, cada município irá adotar a sua estratégia de vacinação, ou seja, após a liberação estadual, as Secretarias Municipais irão decidir quando irão começar a aplicar as doses de reforço. No caso de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (sesau) já informou que a aplicação deve começar somente na terça-feira (21).

Até então, pessoas com mais de 18 anos que receberam o imunizante da Johnson & Johnson deveriam aguardar dois meses para receber o primeiro reforço. Já as pessoas com mais de 50 anos estavam liberadas para receberem a segunda dose de reforço quatro meses depois (veja foto acima).

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Com a nova decisão, pessoas na faixa-etária dos 18 aos 39 anos deverão receber um segundo reforço (terceira dose) quatro meses após o primeiro reforço. Já para quem tem 40 anos ou mais o terceiro reforço (quarta dose) será quatro meses após o segundo reforço.

A recomendação do ministério é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen na aplicação desses reforços.

De acordo com o Ministério da Saúde, no caso de mulheres atualmente gestantes ou puérperas que receberam o imunizante Janssen no esquema primário, seguida por uma dose de reforço de qualquer imunizante, estão aptas a receberem o segundo e terceiro reforços com a vacina Pfizer (mRNA), de acordo com as idades recomendadas para recebimento de reforço. Para esta condição, em locais onde o imunizante Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac como dose de reforço.

Fale com a Redação