28.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 22 de maio, 2025
spot_img

Mato Grosso do Sul terá queda de temperatura e risco de geada na próxima semana

Mato Grosso do Sul se prepara para enfrentar, nas próximas semanas, a onda de frio mais intensa do ano até agora, com temperaturas que podem chegar a 0°C em algumas regiões e sensação térmica ainda mais baixa. O alerta é do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

De acordo com os meteorologistas, uma frente fria deve atingir o Estado a partir do dia 27 de maio, trazendo chuvas fortes, ventos intensos e raios, seguidos de uma acentuada queda nas temperaturas. A previsão é de que o frio se mantenha até a primeira semana de junho, afetando todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), à qual o Cemtec é vinculado, alerta que esta será a primeira onda de frio intenso do ano, com possibilidade de geadas pontuais, especialmente nas cidades da região sul, onde o frio costuma ser mais rigoroso.

Termômetros podem zerar em MS

Entre os dias 29 de maio e 5 de junho, as temperaturas mínimas devem ficar entre 6°C e 10°C na maior parte do Estado. No entanto, há previsão de 0°C em pontos isolados, sobretudo em locais tradicionalmente mais frios, como a região sul.

Na capital, Campo Grande, a expectativa é de mínima de 12°C e máxima de 22°C, com possibilidade de chuva e ventos gelados durante os dias mais frios.

Atenção redobrada com grupos vulneráveis

Com a previsão da chegada da frente fria, as autoridades fazem um alerta para que a população tome os devidos cuidados, especialmente com idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, que são mais sensíveis às baixas temperaturas.

Além disso, há recomendação para que sejam intensificadas ações de acolhimento a moradores de rua, além da orientação para que as pessoas reforcem a proteção nas residências e garantam agasalhos e cobertores adequados.

Fale com a Redação