30.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de julho, 2024
spot_img

MEC autoriza faculdade abrir 50 vagas anuais para medicina em Ponta Porã

Curso autorizado via Programa Mais Médicos contará com bolsas integrais

Mato Grosso do Sul contará com um novo curso de medicina autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), na Faculdade de Medicina Uniderp de Ponta Porã. Com 50 vagas anuais, a graduação tem o objetivo de fortalecer a formação dos profissionais de saúde e ampliar oportunidades educacionais de qualidade para os moradores da região.

O curso leva para Ponta Porã a tradição da formação de alto nível em Medicina, referência em Campo Grande, por meio de uma educação de excelência e programas de residência. A implantação da graduação na região prevê investimentos significativos para o desenvolvimento dos indicadores de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS) regional e a oferta de bolsas de estudo integrais.

Em até seis anos, serão aportados, aproximadamente, R$ 10 milhões em investimentos nos programas de saúde público para treinamentos de profissionais, aquisição de equipamentos, realização de reformas e construções, e pagamentos de subsídios nos programas de residência médica em áreas prioritárias do SUS. Em relação às bolsas, do total de 50 vagas anuais, cinco serão de bolsas integrais estruturadas com base em critérios socioeconômicos, em conformidade com o § 1º, do art. 1º, da Lei nº 11.096, de 2005, e em critérios étnico-raciais que contemplem as populações negra, indígenas, quilombolas, e de inclusão que contemplem as pessoas com deficiência.

Fernando Ciriaco, Sócio e Diretor de Negócio da Cogna, detentora da Faculdade de Medicina, enfatiza a importância da inauguração: “Implementamos mais um curso de Medicina no Estado, com foco na nossa estratégia de expansão da educação voltada para formação de mão de obra médica para o país. Nosso objetivo é atender às necessidades do mercado e da saúde pública, realizando o sonho de muitos em cursar medicina. Além de facilitar o acesso à educação, nossa iniciativa visa promover uma formação qualificada, fomentar a interdisciplinaridade e gerar novas oportunidades de emprego na região”.

Reconhecida com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), a abertura do curso de Medicina em Ponta Porã acontece vinculada ao Programa Mais Médicos e contará com atuação dos estudantes no SUS desde o primeiro dia de aula com o desenvolvimento de habilidades e competências através de aulas práticas em UBS, USF, CAPS, centros de atendimento ambulatorial, hospitalar, cirúrgicos, obstétricos, UTIs, enfermarias, laboratórios e atendimentos à comunidade, entre outros campos, fortalecendo a integração entre ensino e prática clínica.

Fale com a Redação