Conselheiros foram empossados hoje (Foto: divulgação)

Alan Guedes deu posse aos 18 representantes que estarão à frente do Conselho até maio de 2022

O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), deu posse ao Conselho Municipal de Saúde nesta segunda-feira (22). A cerimônia aconteceu na sala de reuniões anexa ao Gabinete, com a presença dos representantes que atuarão até maio de 2022 no controle social da saúde pública da cidade.

“Estive 8 anos na Câmara e sei a importância desse controle. Então, é nosso dever dar condições para que o conselho possa trabalhar. Sabemos que a gestão não é fácil, temos vários desafios, inclusive financeiros. Temos buscado recursos para que a saúde não pare. Primeiro vamos atuar nas questões emergenciais e paralelo a isso trabalhar pela melhoria do setor”, ressaltou Alan.

O presidente do conselho, Genivaldo Dias da Silva, ressaltou a importância do conselho no papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.  “O controle social e o papel da sociedade na fiscalização de recursos públicos é vital.  É a primeira vez que venho em uma reunião sem precisar provar que estava certo. Hoje, a administração municipal tem um time de excelência e o resultado será de excelência”, declarou.

Participam do Conselho Municipal de Saúde, como representantes dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde): Antônio Carlos da Silva, Áurea Florêncio de Ávila, Carlos Alberto Longo, Dheliane Christina Romanini, Adeir Archanjo da Mota, Joel Martins da Silva, Lenir Paiva Flores Garcia e Maria Aparecida Palmeira.

Pelo segmento dos trabalhadores em saúde: Laura Vanini Dutra, Maria Elza Silva de Almeida, Genivaldo Dias da Silva e Sérgio Ricardo Jacon.

Representantes de Governo/Prestadores SUS: Frederico de Oliveira Weissinger, pela secretaria municipal de saúde, como suplente Vagner da Silva Costa. Edvan Marcelo Morais Marques, pelo governo municipal, como suplente Maria Piva Fujino. Fernanda Raquel Ritz Araújo, representando o Hospital Universitário e Mauro Lange Tomasini pela Funpema (Fundação Cardiogeriátrica).

Papel do conselho

Instituído por Lei, o Conselho Municipal de Saúde é responsável por controlar o dinheiro da saúde, acompanhar as verbas que chegam pelo SUS e os repasses de programas federais. O Conselho também participa da elaboração das metas para a saúde e controla a execução das ações na área.

Comentários