A presença de microalgas deixou a cor da água da Lagoa da Usina Sérgio Motta, na região de Anaurilândia, em tom esverdeado. O fenõmeno intrigou os moradores, que alegam não ser muito comum este tipo de ocorrência.
O fato foi registrado no último domingo (27) e compartilhado pelo site Nova News, de Nova Andradina, após um leitor enviar as imagens. Cofnorme a publicação, o pescador João Ribeiro, de 56 anos, viu que a maior parte da costa estava verde no momento em que chegou ao lago para pescar.
“Parece que despejaram tinta verde na água. Nunca vi isso!”, disse ao jornal. Ainda segundo a informação, a coloração atípica se deu na margem da região entre os municípios de Anaurilândia e Bataguassu, próximo da divisa com o Estado de São Paulo.
Em nota, a empresa responsável pelo lago, Companhia Energética de São Paulo, afirmou que a coloração é proveniente de microalgas, acarretadas pelo aumento no volume de chuvas.
Este evento resulta em um fenômeno conhecido como “floração”, processo comum em determinados períodos do ano, como no verão e início do outono, quando há uma maior incidência solar.
Além disso, a companhia afirmou ainda que registrou 130 espécies de algas através do Programa de Limnologia, que monitora a qualidade da água do reservatório, as quais contribuem para a oxigenação da água por meio de sua atividade fotossintética.