26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Ministério planeja quarta dose contra covid para maiores de 18 anos

Pelas regras atuais, a segunda dose de reforço é aplicada em pessoas com mais de 40 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde

O Ministério da Saúde planeja ampliar a 4ª dose da vacina contra Covid para todas as pessoas com 18 anos ou mais. Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, afirmou à Folha de S.Paulo que ainda precisa do aval da área técnica.

Queiroga explicou que, se houver aprovação, todos que tomaram a 3ª dose há mais de 4 meses poderão tomar a 4ª dose. Atualmente, a segunda dose de reforço está sendo aplicada em trabalhadores de saúde, imunossuprimidos e pessoas com 40 anos ou mais.

Espera-se que um anúncio oficial seja realizado ainda nesta semana.

A Secretária Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informaram que esta informação ainda não chegou oficialmente.

Estados e municípios têm autonomia para estabelecer o calendário de vacinação, a depender da disponibilidade de doses.

40 anos ou mais

Na sexta-feira (17), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou os 79 municípios de Mato Grosso do Sul a realizar a aplicação da 4ª dose para pessoas com idade de 40 ou mais.

A 4ª dose da vacina de reforço contra a Covid-19 terá seu público ampliado a partir desta segunda-feira (19), em Campo Grande. Qualquer pessoa do novo grupo, acima de 40 anos que tenha tomado a 3ª dose após um período de 4 meses, pode dirigir-se a uma unidade de saúde para buscar a aplicação, ou seja, não há um escalonamento.

Locais de vacinação contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira, em Campo Grande. — Foto: Divulgação/Sesau

A estimativa da Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau (SVS) é de que aproximadamente 44,8 mil pessoas entre 40 e 49 anos que receberam a terceira dose sejam vacinadas.

Fale com a Redação