Nesta quarta-feira (21/5), o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) deu início às comemorações pelos 15 anos de criação da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), com a abertura da mostra “Legado e Futuro”.
A iniciativa tem como objetivo apresentar ao público a trajetória e os resultados das ações promovidas pela Escoex, que cumpre seu papel institucional com foco na capacitação técnica e no aprimoramento profissional dos servidores do Tribunal, além de atender agentes públicos de Mato Grosso do Sul e a sociedade civil.
Em seu discurso, o diretor-presidente da Escoex, conselheiro Marcio Monteiro, destacou a história da instituição, seu legado e a contribuição para a qualificação e disseminação do conhecimento.

“São 15 anos de história, por onde passaram brilhantes servidores, auditores, jurisdicionados, estudantes universitários e membros de Tribunais de Contas de outros estados. A Escoex tem um papel fundamental na difusão do conhecimento nesta área. Não poderíamos deixar de celebrar esse momento, com quase mil cursos realizados e cerca de 60 mil pessoas capacitadas ao longo desses anos”, afirmou.
O conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, lembrou a importância da Escoex para o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância. “Sem a Escoex acredito que nós não teríamos chegado onde chegamos, só tenho a agradecer o apoio da Escola e dizer que o sucesso que temos é construído a várias mãos e a Escoex faz parte dessa empreitada, muito obrigado”.

O presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, presente à solenidade, enfatizou a importância da Escola para os gestores públicos.

“A Escoex é uma instituição que capacita, orienta e auxilia todos os nossos jurisdicionados. Então, você que é prefeito, presidente de Câmara, venha conhecer a Escoex. Ela vai qualificar seus técnicos para que os processos sejam elaborados de forma correta, uniforme e sem vícios. Parabéns pelos 15 anos da nossa Escola”, declarou.
A mostra “Legado e Futuro” apresenta uma linha do tempo com imagens e registros das ações educacionais promovidas pela Escoex desde 2010. A exposição está aberta ao público no hall de entrada do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.