20.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 17 de julho, 2025
spot_img

Motos pagarão estacionamento e vagas de parquímetro “tomarão” vários outros pontos

24/12/2015 07h00

Motos pagarão estacionamento e vagas de parquímetro “tomarão” vários outros pontos

Ddos News

O parquímetro de Dourados sofrerá várias mudanças a partir do próximo do ano com a exploração do serviço pela empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA, que substituirá a atual, Caiuá. Dentre as modificações, as motocicletas que atualmente são isentas para uso de estacionamento na área central passarão a pagar pelo serviço e as vagas designadas para parquímetro passarão de 1.209 para 3 mil com alcance em mais áreas.

A ampliação de vagas acontecerá na extensão da Avenida Marcelino Pires e nas ruas Major Capilé, Nelson de Araújo, Camilo Ermelindo da Silva, avenida Presidente Vargas e outras na região Central. De acordo com o diretor da Agetran, Ahmed Gebara, as proximidades de importantes instituições da cidade que possuem grande fluxo de veículos contarão com o serviço de estacionamento regulamentado.

“A área do Fórum, Terminal Rodoviário, do Shopping a partir de fevereiro contarão com o parquímetro e assim os estacionamentos ficarão padronizados nesses locais, o que é necessário pela grande movimentação e regulamentará as vagas”, disse.

O diretor ressalta que o sistema do serviço será bem diferente do atual, com equipamentos de parquímetro com maior tecnologia, com sistema wifi e vagas de veículos com sensores.

“Os aparelhos serão bem mais avançados e com a internet sem fio enviarão os dados instantaneamente para uma central. Os estacionamentos contarão com sensores que possibilitarão maior segurança para os motoristas”, citou.

Quanto aos valores, Gebara afirmou que para motocicletas o custo do serviço por hora deverá ser de R$ 0,50 e para carros o valor de R$ 2,00 para o mesmo período. Outro ponto que será modificado conforme o diretor, é a recarga de créditos para o serviço via internet e a possibilidade de verificação de vagas por meio da rede.

“Vai ajudar o motorista essa tecnologia, com um aplicativo do serviço em seu celular ele poderá por exemplo, ver em que pontos da cidade tem estacionamento sem precisar ficar ‘rodando’ e também adquirir créditos”, explicou.

O diretor afirma que a manutenção das vagas ficará por conta da empresa que verificará aparelhos, faixas e placas de identificação. Ele afirmou ainda que será feito um mapeamento dos pontos do parquímetro na cidade e diante da existência de buracos nos mesmos, a prefeitura irá analisar soluções para a situação.

“A empresa vai se responsabilizar por padronizar as vagas e se precisar de mais reparos vamos analisar e ver o que precisa ser feito”, disse.

A Explora assume o serviço na cidade a partir do dia 01 de fevereiro. A concessão do parquímetro foi divulgada no dia 27 de novembro no Diário Oficial do município.

Vagas com parquímetro serão estendidas em vários pontos da cidade e motos começarão a pagar (Foto - Gizele Almeida)

Será feito um mapeamento das vagas e analisado os locais que necessitam de reparos (Foto: Gizele Almeida)

Fale com a Redação