A noite desta terça-feira (16), às 19h30, contará com mais um “Movimento Concerto”, que realizará uma apresentação em parceria com o Núcleo Sinfônico UFMS. O concerto será realizado por meio de dois conjuntos musicais e a transmissão será pelo canal da TV UFMS.

O conjunto de abertura será de sopros e percussão, já a regência ficará a cargo do professor do curso de Música e coordenador do Núcleo Sinfônico UFMS, Jorge Geraldo. Ele explica que são duas danças de Beethoven. “Ele e contemporâneos têm algumas peças para conjuntos menores de sopro com acompanhamento de alguns instrumentos de percussão, que eram o que temos como as bandas militares do período, que acompanham festas das cortes e cerimônias militares, então temos duas adaptações de danças para um grupo de instrumentos e efetivo de bandas que temos hoje. São duas transcrições, uma dança escocesa e uma polonesa”, conta.

Segundo o professor Jorge, o segundo conjunto será uma orquestra de câmara de cordas, composta por três obras de compositores importantes. Na programação está o compositor brasileiro Alberto Nepomuceno, com a serenata para orquestra de cordas, e o compositor Georg Friedrich Handel, com uma área de seu oratório ‘O Messias’, que terá como solista a estudante do curso de Música Elouise Americo Miranda.

Para finalizar o segundo conjunto, será realizado um concerto para violino e violoncelo do compositor barroco Antonio Vivaldi com a participação, como solistas, no violoncelo do professor do curso de Música e coordenador do Movimento Concerto, William Teixeira, e a participação especial da violinista da orquestra sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ivenise Nitchepurenco.
“Nós que trabalhamos no palco, com música, sentimos muita falta da presença do público neste período de pandemia e sabemos que faz diferença quando uma apresentação on-line, uma live, possui boa captação de som e imagem, então, o público do concerto poderá contar com esta qualidade para apreciar as obras de Vivaldi, de Handel, de Beethoven e de Nepomuceno”, afirma a violonista Ivenise.

O projeto Núcleo Sinfônico UFMS consiste na ampliação do projeto de extensão Banda Sinfônica da UFMS, iniciado para que conjuntos menores de músicos pudessem realizar gravações de concertos, contemplando ações que atendessem os objetivos e as normas de biossegurança.

Já o Movimento Concerto é um programa de extensão da Universidade, que desde 2007 realiza apresentações musicais gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso a concertos de música erudita e suas fronteiras.

Fonte: Ascom UFMS

Comentários