31.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

MS amplia vacinação contra influenza a partir deste sábado

O Governo do Estado, através da SES (Secretaria de Estado de Saúde), anunciou nesta sexta-feira (24), a ampliação da campanha de vacinação contra a Influenza. Já a partir deste sábado (25), os municípios preparados já podem dispor do imunizante e vacinar toda a população, a partir de 6 meses de vida, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza/gripe. Os grupos prioritários continuam, principalmente pelos mesmo, quase a metade, não terem absurdamente buscado o imunizante ante chance de prioridade devido a maior necessidade imediata.

A SES lembra e reforça que a vacinação tanto da Influenza quanto da Covid-19, pode ser aplicada ao mesmo tempo, não havendo intervalo entre os dois imunizantes.

A vacinação dos grupos prioritários já vem ocorrendo a quase dois meses, no entanto, abaixo do esperado a cobrir 90% que é a meta de vacinar as pessoas com maior necessidade imediata. Veja abaixo, que os alvos primeiros são até muitos, mas Mato Grosso do Sul, até o momento atingiu 52,20% de cobertura vacinal dos grupos prioritários, com 485.692 doses aplicadas. A SES distribuiu aos municípios 1.068.980 doses da vacina contra Influenza.

Conforme últimos dados da SES, dos maiores e principais grupos prioritários, Mato Grosso do Sul vacinou 43,5% das crianças, 53,7% dos idosos, 64,2% dos indígenas, 61,2% trabalhadores de Saúde, 37,1% das gestantes e 37,4% das puérperas.

Inicio da campanha e grupos

A campanha nacional de imunização contra a influenza teve inicio no dia 4 de abril iniciando pela vacinação de crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos, professores, indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Fale com a Redação