MS entra em alerta vermelho para aumento na temperatura e previsão aponta para máximas de 47ºC

358
(Foto: Reprodução)

Grande parte de Mato Grosso do Sul está em alerta vermelho, que representa Grande Perigo, para o aumento na temperatura. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nessa sexta-feira (10) e tem validade até o final da próxima quarta-feira (15).

A área de risco compreende toda a faixa que vai do leste, bolsão, central, pantanal e norte do estado. O Inmet aponta para risco à saúde com temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.

Já nas regiões sul, sul-fronteira e cone-sul, há um segundo alerta, mas de cor laranja, que representa Perigo, e vale até a terça-feira (14). A previsão é de também é de risco à saúde, com a temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias.

Já como efeito dessa onda de calor, quatro cidades de Mato Grosso do Sul estiveram entre as sete mais quentes de todo o País. sendo elas: Coxim, com 41ºC; Porto Murtinho, com 40,5ºC; Água Clara, com 40,4ºC; e Corumbá, com 40,3ºC.

MS entra em alerta vermelho para aumento na temperatura e previsão aponta para máximas de 47ºC

Pela previsão disponível hoje no site climatempo.com, Campo Grande pode registrar a máxima de 44ºC na próxima sexta-feira (17). Corumbá e Porto Murtinho devem registrar a máxima de 47ºC no mesmo dia. Outras cidades, como Água Clara, Coxim e Camapuã devem registrar 44ºC.

Quarta onda de calor do ano

MS entra em alerta vermelho para aumento na temperatura e previsão aponta para máximas de 47ºC
Brasil enfrenta quarta onda de calor em 2023 e muito forte (Arte: Climatempo)

A meteorologia explica que essa nova onda de calor será a mais forte deste ano no País e também terá mais tempo de duração na comparação com as outras três ocorrências registradas em agosto, setembro e outubro.

O calor intenso se inicia neste fim da semana e se intensificar no decorrer da semana que vem. A expectativa é de seja quebrado o recorde de maior temperatura registrada na história brasileira, que foi de 44,8°C em Nova Maringá (MT) nos dias 4 e 5 de novembro de 2020.

Ainda segundo os especialistas, parte do calor acima do normal que o Brasil tem vivido nesta primavera está associado ao fenômeno El Niño, que vem se desenvolvendo no oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, desde o fim do outono.

O El Niño dificulta a formação de corredores de umidade e isso também ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o Brasil, com chuvas que ocorrem de forma mais isolada.

Previsão do fim de semana

Já neste sábado (11) o Cemtec aponta para mínima de 27°C e máxima de 38°C em Campo Grande. Em Dourados os termômetros variam entre 25°C e 40°C. Na região Leste a variação deve ser de 25°C a 41ºC. Em Ponta Porã os valores ficam entre 26°C e 38°C.

No Norte, Coxim e Camapuã têm 25°C logo cedo e alcançam os 40°C e 39°C, respectivamente, ao longo do dia. No Bolsão, Três Lagoas registra 24°C pela manhã e 40°C de tarde, enquanto Paranaíba tem mínima de 21°C e máxima de 38°C.

Em Corumbá, na região pantaneira, a mínima será de 28°C e máxima de 40°C. Em Aquidauana os termômetros terão variação entre 27°C e 40°C. No Sudoeste, Porto Murtinho registra a temperatura mais alta do dia em meio a esta onda de calor, amanhecendo com 30°C e podendo atingir no período mais quente a máxima de 42°C.

Para o domingo (12), predomina a baixa umidade relativa do ar, indo de 10% a 20%. As temperaturas em Campo Grande vão de 27°C a 38°C, enquanto que em Dourados vão de 25°C a 40°C. Na região Sul, Ponta Porã e Iguatemi tem mínimas de 26°C, com máximas de 39°C e 40°C, respectivamente. Anaurilândia apresenta variação entre 27°C e 41°C.

No Bolsão, Paranaíba tem 23°C pela manhã e 39°C no período da tarde, enquanto Três Lagoas tem mínima de 26°C e máxima de 40°C. Em Coxim e Camapuã os valores ficam entre 25°C e 40°. Corumbá deve ficar nos 29°C inicialmente e atingir os 40°C. Já Aquidauana tem termômetros entre 28°C e 41°C. Porto Murtinho deve ser o município responsável por registrar a maior temperatura do dia, com valores que começam nos 30°C e devem marcar até 43°C.