Mato Grosso do Sul está em alerta para chuvas intensas e tempestades ao longo das próximas horas. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas pancadas de chuva de até 100 mm no acumulado do dia e rajadas de ventos que podem chegar até os 100 km/h, especialmente nas regiões sul-fronteira, cone-sul, grande Dourados e leste do Estado.
Saiba mais: Sábado inicia com possibilidade de chuvas e tempo segue instável em MS
De acordo com a explicação da meteorologia, um ar úmido e quente predomina sobre a maior parte do Brasil mantendo as condições para a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuva sobre quase todo o País. Estas nuvens provocam pancadas de chuva com raios e que podem ser fortes em vários locais.
Ao mesmo tempo, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai vai aumentar as condições para chuva em todo o Mato Grosso do Sul, especialmente no sul do estado.

Alertas
O primeiro aviso é para o risco de tempestade, classificado na cor laranja, de Perigo Potencial. A previsão aponta para chuva entre 30 e 60 mm/h ou de até 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e até mesmo a queda de granizo. há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Ao todo, são 33 cidades na faixa de alerta, que segue válido até às 23h59 desse sábado.
| Amambai | Eldorado | Naviraí |
| Anaurilândia | Fátima do Sul | Nova Alvorada do Sul |
| Angélica | Glória de Dourados | Nova Andradina |
| Aral Moreira | Iguatemi | Novo Horizonte do Sul |
| Bataguassu | Itaquiraí | Paranhos |
| Batayporã | Ivinhema | Ponta Porã |
| Caarapó | Japorã | Rio Brilhante |
| Coronel Sapucaia | Jateí | Sete Quedas |
| Deodápolis | Juti | Tacuru |
| Douradina | Laguna Carapã | Taquarussu |
| Dourados | Mundo Novo | Vicentina |
O segundo aviso é de chuvas intensas, de cor amarela e que representa Perigo. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. O alerta é válido para todas as 79 cidades do Estado até às 10 horas de domingo (29).




















