14.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 12 de julho, 2024
spot_img

MS lança mapeamento do setor audiovisual e cinema

Hoje, 19 de novembro, é Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense. A Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, com a Fundação de Cultura de MS, lançam um mapeamento para coletar informações pertinentes ao setor, com intuito de organizar dados para formulação de políticas objetivas que favoreçam a cadeira produtiva seja no âmbito cultural ou econômico.

Vários fatores influenciaram no surgimento da necessidade desses dados, como por exemplo a criação do Curso de Audiovisual na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2019, a crescente produção em função da pandemia e a perspectiva de investimento no setor no âmbito estadual e nacional nos próximos anos.

O mapeamento que será realizado até o dia 10 de dezembro está sendo gerenciado pelo Museu da Imagem e do Som e pode ser acessado e preenchido de forma simples por computadores ou celulares. Para responder, clique aqui.

Entenda a Data

A data de 19 de novembro rememora a primeira exibição pública realizada na cidade de Corumbá em 1903. Segundo o Jornal “O Brazil”, o circo Palma recebia nesta data um Cynematographo, aparelho de projeção que exibiu pequenas esquetes animadas. O projeto que institui o dia foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa na última quarta-feira, dia 16 de novembro de 2022.

Fale com a Redação