31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

MS pode vacinar público de 12 a 17 anos para voltarem as aulas nas escolas

A volta as aulas ante realidade ainda preocupante com a Covid 19, está quase na ‘portas’ das escolas públicas de Mato Grosso do Sul ante as privadas já estarem em boa parte funcionando. A abertura das escolas estaduais será em agosto, mas tem municípios, como Campo Grande, que retornam já neste fim de mês. Assim, pensando ou para se haver uma maior proteção dos estudantes, contra o coronavirus, ou mesmo para que os mesmos não retornem a suas casas e possam infectar adultos e idosos, o governo do Estado pode vacinar quase todos os menores de idade em MS.

As autoridades do governo do Estado, podem decidir a qualquer momento pela iniciativa, pois já se discutiu a vacinação de adolescentes com idade escolar, entre 12 e 17 anos, contra a Covid-19. A ação até não seria inédita, pois já houve a imunização na faixa etária, mas apenas a adolescentes com comorbidades, que haviam sido autorizados. Para este público a vacina autorizada a ser aplicada é a Pfizer.

A inclusão de adolescentes com comorbidades ocorreu no Estado devido a nova cepa do coronavirus que tem apresentada alta transmissibilidade entre adolescentes. Agora, o governo estuda ampliar a vacinação para todos os adolescentes.

O imunizante já foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa. Assim, a ampliação também já pode ser decidida pela área da Saúde estadual.

Planejar e ver se há vacina

Agora, a que se ver, se haverá vacina para tanta mais pessoas e colocará o Estado mais uma vez na vanguarda e pode chegar a vacinar toda a população. MS está em primeiro lugar no Brasil, entre os Estados que mais vacinou sua população.

No Estado, se aplicou até esta quinta-feira (15), 2.043.885 doses, sendo 1.261.453 com a primeira dose, 568.850 com a segunda dose e 213.572 com dose única. De acordo levantamento nacional, MS está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 70,86% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 37,58% foram imunizados com a segunda dose.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a chegada ontem de novas doses são importantes para avançar a imunização da população de Mato Grosso do Sul. “Somos destaque nacional por termos vacinado mais de 70% da população adulta no Estado. Queremos ser o primeiro do país a completar 100%. Continuamos trabalhando duro e avançando na campanha de imunização”, disse.

Fale com a Redação