18.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

MS ratifica participação na compra de 28 milhões de doses da vacina Sputnik

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou nesta terça-feira (20), a ratificação a então intenção de comprar a vacina da Rússia, Sputnik, contra a Covid 19. O MS e outros seis estados, integrantes do Consórcio Brasil Central firmaram acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) para a compra de 28 milhões de doses da vacina Sputnik. A aquisição será feita, apesar do imunizante ainda não estar liberado no Brasil. A vacina ainda precisa de aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser aplicada no País. A Agência vem protelando a aprovação, devido mais a certas burocracias, do que avaliação do produto, que já vem sendo aplicado em diversos País, como Argentina, e está em fase final de aplicação na grande e populosa Rússia.

Os Estados do Centro Oeste e Norte do Brasil, que são MS, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Tocantins, uniram-se a alguns anos para a Criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, o BrC, para tratar de assunto, problemas e soluções como esta de aquisição de grande volume de algum produto. O Brasil Cenral, ainda já está ‘atrasado’, porque outro consorcio, o dos Estados do Nordeste, liderados pelo governo do PT na Bahia, já fez aquisição da Sputink, com o Fundo Russo, desde o mês de fevereiro. Contudo, o contingente de 10 milhões de doses da vacina, que até já está no Brasil, ainda não pode ser usado, devido a falta de regulamentação da Anvisa.

Contudo, o governador de MS, Reinaldo Azambuja, está confiante na liberação da vacina russa em pouco tempo, ainda este mês e com um estoque vindo para o Estado, espera avançar na vacinação em todo o Estado. A previsão é que a vacina comece a chegar ao País ainda neste semestre. Na semana passada, o governador Reinaldo Azambuja visitou a fábrica da Farmacêutica União Química, em Brasília, onde será produzida e fabricada a vacina russa.

“Aguardamos a liberação o mais rápido possível de mais uma vacina que possa ser usada e que entramos para adquirir e o MS ser beneficiado. Ao que parece, o registro está a caminho nos próximos dias. Semana passado pudemos ver e relatar que ficamos impressionados com a tecnologia empregada e esperamos ter boas notícias nos próximos dias para os sul-mato-grossenses”, afirmou o governador.

Fale com a Redação