MS registra 34 ocorrências com urnas eletrônicas em 18 municípios

8
(Foto: TRE-MS)

Número de problemas subiu de cinco para 34 em três horas, segundo o TRE-MS; maioria foi resolvida com reinicialização ou troca dos equipamentos

O número de ocorrências envolvendo urnas eletrônicas em Mato Grosso do Sul subiu de cinco para 34 entre as 8h e as 11h deste domingo (25), segundo balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). Os problemas foram registrados em 18 municípios e atingiram 33 seções eleitorais, menos de 0,5% das 6.990 seções contabilizadas no estado.

Coxim lidera a lista, com seis ocorrências, seguida por Campo Grande, com cinco, e Bodoquena, com três. Entre os problemas identificados estão equipamentos que travaram ou não ligaram, falhas nas baterias, dificuldades nos terminais de votação e erros na leitura biométrica.

De acordo com o levantamento, 11 ocorrências envolveram urnas que travaram, não inicializaram ou desligaram sozinhas. Outros oito casos foram relacionados a baterias com defeito ou carga baixa. Também houve falhas nos teclados e visores dos terminais dos eleitores e dos mesários.

Maioria dos problemas foi resolvida no local

O balanço do TRE-MS informa que 15 ocorrências foram solucionadas com a reinicialização dos equipamentos. Em outros 13 casos, foi necessário substituir a urna. As demais situações foram resolvidas com a conexão de baterias externas, ajustes na mídia de votação e correção do papel ou da bobina da impressora.

Entre os registros está o caso de Chapadão do Sul, onde as teclas dos números 1 e 3 de uma urna foram encontradas coladas. O problema foi percebido depois que uma eleitora relatou dificuldade para votar. O equipamento foi substituído, e imagens de câmeras de segurança ajudaram a identificar um eleitor suspeito de ter praticado o ato. A Polícia Civil foi acionada.

Segundo o tribunal, nenhum local de votação precisou ser transferido entre o primeiro e o segundo turno das eleições.

Transmissão dos votos começa após o encerramento

A votação em Mato Grosso do Sul termina às 16h, no horário local. Após o encerramento, os dados serão enviados a partir de 54 pontos de transmissão distribuídos pelo estado.

A previsão do TRE-MS é concluir o envio dos resultados por volta das 17h40, desde que as condições climáticas não provoquem atrasos.

Para reduzir o risco de interrupções no fornecimento de energia, a Energisa mobilizou cerca de 1.500 profissionais para atuar nos 79 municípios sul-mato-grossenses durante o período eleitoral.

Mais de 2 milhões de eleitores estão aptos a votar

Mato Grosso do Sul tem 2.024.884 eleitores aptos a participar do segundo turno. Desse total, 640.427 estão em Campo Grande.

A estrutura eleitoral reúne 1.036 locais de votação, 49 cartórios eleitorais e 27.960 mesários. A operação também conta com aproximadamente 1.800 servidores da Justiça Eleitoral e cerca de 3 mil profissionais das forças de segurança.