23.5 C
Campo Grande
sexta-feira, 28 de março, 2025
spot_img

MS registra alta com 1.234 casos já confirmados de Dengue e três óbitos

Os municípios de Mato Grosso do Sul estão confirmando e a cada semana há alta da incidência de Dengue pelo Estado. MS registrou 3.801 notificações de casos prováveis de Dengue, sendo 1.234 casos já confirmados, em dois meses de 2025. Na semana passada, como o Enfoque MS noticiou, MS tem 1.127 casos já confirmados de dengue entre 3,1 mil notificações. Veja abaixo, que MS também tem a doença da Chikungunya, em alta com mais de dois mil registros.

Os dados foram apresentados no boletim referente à 9ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) no fim da manhã desta sexta-feira (7). Segundo o documento, três são os óbitos confirmados em decorrência da doença e outros dois estão em investigação. As mortes estão estáveis no mesmo patamar.

Conforme o B.E, nos últimos 14 dias, Japorã registrou incidência alta e Paraíso das Águas incidência média de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas e Nova Andradina.

Os mesmos municípios continuam na lista, que estavam na semana passada, Japorã e Paraíso das Águas registraram incidência alta. Contudo, Aparecida do Taboado, melhorou, pois a uma semana a incidência era média de casos confirmados para doença.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 2.448 casos prováveis, sendo 309 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Há 01 óbito confirmado em decorrência da doença, paciente era residente do município de Dois Irmão do Buriti.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 126.409 doses do imunizante já foram aplicadas para idade da população alvo preconizada. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 207.796 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 09- 2025

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 09 – 2025 

Fale com a Redação