10.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 18 de julho, 2025
spot_img

MS registra manhã mais gelada do ano; sensação térmica negativa na capital

A sexta-feira (18) começou gelada em Mato Grosso do Sul, com temperaturas próximas de 0°C em várias cidades do interior e sensação térmica negativa na capital. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Amambai registrou a menor temperatura do dia até o momento, com 3°C, enquanto Campo Grande marcou 9,7°C, mas com sensação térmica de até -1°C por conta dos ventos de até 33 km/h e da baixa umidade relativa do ar.

Outras cidades também amanheceram com termômetros próximos da casa dos 4°C, como Caarapó (4,0°C), Iguatemi (4,3°C), Sete Quedas (4,5°C) e Laguna Carapã (4,7°C). Em Corumbá, na região da Nhecolândia, a mínima foi de 5°C.

Interior também enfrentou frio intenso

Em Bonito, os termômetros marcaram 5,5°C. Já em Dourados e Itaporã, o amanhecer foi de 5,7°C, enquanto Fátima do Sul registrou 5,8°C. No extremo oeste, Porto Murtinho teve 5,9°C, e em outras cidades como Nova Alvorada do Sul (6,3°C), Ponta Porã (6,4°C), Aral Moreira (6,6°C) e Maracaju (6,7°C), o frio também foi severo. Rio Brilhante registrou mínima de 7,5°C, e Aquidauana, no Pantanal, teve 9,3°C.

Apesar das baixas temperaturas, o dia segue com sol e variação de nebulosidade em boa parte do estado. No entanto, a aproximação de uma nova frente fria deve mudar o cenário nas próximas horas, trazendo aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas regiões sudoeste e sudeste.

Temperaturas voltam a cair no fim de semana

De acordo com o Inmet, até sábado (19), uma massa de ar frio avança sobre o estado, provocando nova queda acentuada das temperaturas. Na região sul, as mínimas devem oscilar entre 5°C e 7°C, com possibilidade de marcas ainda mais baixas. As máximas nessa área devem variar entre 17°C e 24°C. Nas demais regiões, as mínimas vão de 7°C a 16°C, com máximas que podem chegar a 28°C.

Final de semana com variações entre frio e calor

Em Campo Grande, a sexta-feira deve seguir com máxima de 27°C, mas com previsão de queda brusca de temperatura à noite. No interior, os termômetros sobem mais em Três Lagoas, onde a máxima pode chegar a 31°C. Em Dourados, o dia será mais ameno, com máxima de apenas 20°C, sob céu nublado. Já em Corumbá, a máxima prevista é de 21°C, mas também com expectativa de declínio térmico à noite.

A partir de domingo (20), as temperaturas voltam a subir em todo o estado. No norte, Pantanal e sudoeste, os termômetros podem alcançar 33°C. Na região sul e cone-sul, as mínimas devem ficar entre 10°C e 15°C, com máximas entre 25°C e 29°C.

Em Campo Grande, o fim de semana será de tempo firme, com mínimas entre 17°C e 19°C e máximas entre 28°C e 30°C. Os ventos predominam do sul, mas ao longo do sábado devem virar para o quadrante leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo chegar a rajadas mais intensas em pontos isolados.

Fale com a Redação