Encerrando a semana, foi realizado na manhã desta sexta-feira (5) a live da Covid-19, que traz as principais atualizações dos marcadores da doença em Mato Grosso do Sul.
A transmissão contou com a presença de Geraldo Resende, Secretário de Saúde do Estado e de Marcelo Frahia, coordenador de saúde do Corpo de Bombeiros. Dentre os assuntos discutidos, Resende destacou a situação enfrentada nas aldeias de Dourados, nas quais passam por surtos de Covid e seguem sendo acompanhados pela saúde do Estado, do município e federal, enfatizando que o Estado segue prestando todo o apoio necessário para a mais rápida normalização das condições sanitárias.
Defendendo ainda fortemente a vacinação, o secretário evidenciou a necessidade de uma dose de reforço para a população indígena.
Dados atualizados
Nesta sexta-feira (5), o boletim traz um total de 9.649 mil óbitos no Estado, sendo que hoje são mais 2. A média móvel está em decréscimo com 1,0 e taxa de letalidade segue estável em 2,6%.

São 376.810 mil casos confirmados em Mato Grosso do Sul, com mais 145 nos últimos dois dias. A média móvel atual está em 56,7.
A taxa de ocupação em leitos SUS de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Campo Grande é de 51%, em Dourados 66%, Três Lagoas 49% e Corumbá com menor ocupação dentre as maiores cidades do Estado com 35%.

Já o número de pacientes internados devido ao agravamento do vírus tem um total de 74, sendo que 51 estão em leitos clínicos e 23 em leitos de UTI. Na fila de espera por leitos, foram identificados três na Capital, conforme Central de Regulação de Campo Grande e mais um em Dourados.
A taxa de contágio no Estado é de 0,85 seguindo em uma variável instável entre 52 e 100 nos últimos 14 boletins. Este indicador serve como termômetro, medindo a variação identificado avanço ou regresso.




















