21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

MS tem 12,3 mil condutores que podem ter CNH suspensa nos próximos dias

O Detran-MS (Departamento de Trânsito do Mato Grosso de Sul), anuncia que o número de processos abertos sobre suspensão da CNH(Carteira Nacional de Habilitação) em MS já superam as 12 mil habilitações em 2022. O número altíssimo é cerca de 70% de todos os apontamentos realizados pela pasta em todo o ano passado.

Conforme o Detran-MS, em pouco mais de sete meses, o Estado soma 12,3 mil processos. De acordo com o departamento, ao longo do último ano, todos os processos somaram 17,2 mil ocorrências.

Em um comparativo médio entre os períodos, em 2022, o número de processos abertos sobre suspensão de CNH’s no Estado é de 1.640 condutores mensais ante o último ano, com o número de processos de suspensão de CNHs sendo de 1.435 condutores/mês.

A direção do órgão ainda avalia que estimar o número exato total hoje, de habilitações suspensas é ‘mais complicado’, pois além da grande quantia, há o tempo estipulado da punição. “O número atual pode não corresponder aos condutores que foram suspensos, por isso informamos apenas o número de processos instaurados”, disse o Detran-MS.

Mesmo sem a confirmação exata do número de condutores que podem perder a habilitação, a pasta afirma que os dados correspondem ao número de processos instaurados para a suspensão.

Suspensão

Conforme o Detran-MS, o tempo de suspensão dos condutores varia entre dois a oito meses e, pode ser estendido até em um ano e meio de suspensão em caso de reincidência do condutor. O departamento considera o histórico do motorista para decidir o prazo de suspensão de cada habilitado.

O condutor que cometer a infração, não tem a CNH suspensa de imediato, pois a legislação federal de trânsito estabelece o direito de defesa do motorista.

Após a infração, o Detran notifica o condutor sobre a abertura do processo administrativo de suspensão de sua habilitação e fornecer prazo para que o condutor apresente o recurso de defesa.

Caso o motorista não apresente defesa ou não tenha o recurso aceito pela legislação de trânsito,  deverá comparecer à unidade do Detran na qual sua habilitação está registrada para entregar o documento e começar a cumprir o prazo de suspensão do direito de dirigir.

Fale com a Redação