26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

MS tem a primeira pós-graduação em gestão do Sistema Único de Assistência Social

Promovida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), aula inaugural, realizada na quarta-feira (5), marcou o início da pós-graduação lato sensu em gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – com ênfase em vigilância socioassistencial e supervisão técnica.

Ministrada pela professora pós-doutora, Berenice Rojas Couto, uma das maiores expoentes da Assistência Social no país, a aula lotou o auditório da Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na Capital. O tema abordado “Metodologias, territórios de vida e suas possibilidades nos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ” gerou interação da plateia e a professora registrou em sua fala a energia e o orgulho do momento histórico da área no Mato Grosso do Sul.

Conforme a organização da pós, as temáticas enfatizadas referem-se a demandas na implementação do SUAS. Também incidem no aumento da perspicácia no atendimento a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é de promover espaços de abstração e produção de novos conhecimentos aos trabalhadores e trabalhadoras do SUAS em MS.

Foram oferecidas 200 vagas que são ocupadas pelos servidores da Sedhast e dos 79 municípios do estado. O êxito da proposta temática foi tão grande que houveram inscrições de candidatos de 11 estados. Ao todo foram registradas 546 inscrições, sendo 200 escolhidos de acordo com os requisitos do edital.

Seminário

Ainda na manhã de ontem, a Escola do SUAS também realizou o Seminário de Saúde do Trabalhador do SUAS, como objetivo tratar dos fatores estruturantes do contexto de trabalho, fundamentada na abordagem da Qualidade de Vida no Trabalho, que vêm se afirmando como uma alternativa para compatibilizar bem-estar, eficiência e eficácia nas organizações.

Para a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, a sequência de eventos e oportunidades só reforça a pujança da política de assistência social em MS. “Tanto o seminário quanto a aula da pós-graduação reforçam que as articulações em torno da política de assistência social em MS estão no caminho certo. Vemos de perto o interesse e a participação dos técnicos dos 79 municípios. É um orgulho muito grande termos a participação de nossos servidores e a parceria dos municípios em uma política pública tão essencial para toda a sociedade”, pontuou.

Também compuseram a mesa de abertura dos eventos a superintendente da Política de Assistência Social da Sedhast, Salette Marinho de Sá; Taciana Silvestrini, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS); Patrícia Borges Tenório Noleto, coordenadora da Escola do SUAS; Luciana da Silva, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UEMS; Rosane Moccelin, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de MS; Laíza Piva Mazaro, representante do Fórum dos Trabalhadores do SUAS/MS; Annie Kettly Neves Pedrosa, coordenadora geral da Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Secretaria Nacional de Assistência Social, e Leizelane Aparecida Campagna, coordenadora do Núcleo Estadual de Educação Permanente do SUAS/MS.

Os eventos foram transmitidos pela internet e podem ser assistidos novamente pelos links: https://fb.watch/f_BXh8Q0uC/ (seminário) e https://fb.watch/f_B_nERU8L/ (aula inaugural).

Fale com a Redação