Mato Grosso do Sul tem um cenário de contrastes no clima nessa terça-feira (12), isso porque a aproximação de uma nova frente fria deve provocar pancadas de chuva volumosa em grande parte do sul e na fronteira internacional do estado enquanto que na outra metade, mais ao norte e nordeste, o calor intenso e a baixa umidade relativa do ar predominam.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar seco predomina sobre o Centro-Oeste. A baixa umidade do ar inibe a formação e crescimento das nuvens, apesar do calor. Algumas pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde e à noite na fronteira com a Bolívia e o norte do Paraguai.
Ainda conforme as informações, a tarde da segunda-feira (11) foi muito quente em Mato Grosso do Sul, com temperaturas de quase 40°C em algumas áreas do estado. Em Campo Grande, a temperatura máxima foi de 35,2°C e igualou o recorde do ano, que tinha sido registrado em 10 de agosto.
ALERTAS
O primeiro alerta aponta para o risco de temporal, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h e até mesmo risco de queda de granizo.
Classificado na cor amarela, que representa Perigo Potencial, o aviso é válido até às 10 horas de quarta-feira (13) e compreende o total de 46 municípios da faixa entre o leste, sul, sul-fronteira, central e o Pantanal.
| Amambai | Ivinhema |
| Anastácio | Japorã |
| Antônio João | Jardim |
| Aquidauana | Jateí |
| Aral Moreira | Juti |
| Batayporã | Ladário |
| Bela Vista | Laguna Carapã |
| Bodoquena | Maracaju |
| Bonito | Miranda |
| Caarapó | Mundo Novo |
| Caracol | Naviraí |
| Coronel Sapucaia | Nioaque |
| Corumbá | Nova Andradina |
| Deodápolis | Novo Horizonte do Sul |
| Douradina | Paranhos |
| Dourados | Ponta Porã |
| Eldorado | Porto Murtinho |
| Fátima do Sul | Rio Brilhante |
| Glória de Dourados | Sete Quedas |
| Guia Lopes da Laguna | Sidrolândia |
| Iguatemi | Tacuru |
| Itaporã | Taquarussu |
| Itaquiraí | Vicentina |
O segundo alerta é para baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 30% e 20% até às 22 horas desta terça-feira. O aviso está classificado na cor amarela, de Perigo Potencial, e compreende o total de 35 municípios que estão na faixa entre o leste, grande bolsão, central, nordeste e norte.
| Água Clara | Inocência |
| Alcinópolis | Jaraguari |
| Anaurilândia | Nova Alvorada do Sul |
| Aparecida do Taboado | Nova Andradina |
| Aquidauana | Paraíso das Águas |
| Bandeirantes | Paranaíba |
| Bataguassu | Pedro Gomes |
| Brasilândia | Ribas do Rio Pardo |
| Camapuã | Rio Negro |
| Campo Grande | Rio Verde de Mato Grosso |
| Cassilândia | Rochedo |
| Chapadão do Sul | Santa Rita do Pardo |
| Corguinho | São Gabriel do Oeste |
| Corumbá | Selvíria |
| Costa Rica | Sidrolândia |
| Coxim | Sonora |
| Figueirão | Terenos |
| Três Lagoas |
O terceiro alerta também é para baixa umidade relativa do ar, porém, variando entre 20% e 12%, com sérios risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O aviso está classificado na cor laranja, de Perigo, e compreende o total de 16 municípios que estão na faixa do extremo norte e nordeste, sendo válido até às 19 horas de hoje.
| Água Clara | Figueirão |
| Alcinópolis | Inocência |
| Aparecida do Taboado | Paraíso das Águas |
| Camapuã | Paranaíba |
| Cassilândia | Pedro Gomes |
| Chapadão do Sul | Selvíria |
| Costa Rica | Sonora |
| Coxim | Três Lagoas |




















