MS terá sol e calor nesta quinta, mas frente fria pode provocar chuva à noite

20
(Foto: EnfoqueMS)

Campo Grande deve ter aumento de nuvens nesta quinta e temperaturas mais baixas nos próximos dias

Depois de dias seguidos de calor acima dos 30 °C e baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul deve começar a sentir a virada no tempo nesta quinta-feira (7). A chegada de uma frente fria e a atuação de um ciclone extratropical devem provocar chuva, temporais e a primeira onda de frio intenso do ano no estado.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a mudança no clima começa ainda nesta quinta, principalmente no período da noite, com aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento.

As regiões sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul estão entre as áreas com maior risco de tempestades, favorecidas pela atuação de um cavado pré-frontal associado ao avanço da frente fria.

Durante o dia, porém, o tempo segue firme na maior parte do estado, com predomínio de sol e poucas nuvens. As temperaturas variam entre 19 °C e 35 °C.

Em Campo Grande, a previsão indica sol com aumento de nuvens ao longo da tarde. À noite, o céu fica bastante encoberto, mas sem previsão de chuva. Os termômetros devem marcar mínima de 20 °C e máxima de 32 °C.

MS terá sol e calor nesta quinta, mas frente fria pode provocar chuva à noite

Próximos dias no Estado

O alerta maior, no entanto, é para a queda brusca nas temperaturas prevista para os próximos dias. Conforme o Cemtec, a passagem da frente fria abrirá caminho para uma intensa massa de ar polar que deve derrubar os termômetros em várias regiões do estado.

A meteorologista Valesca Fernandes informou que as menores temperaturas devem ser registradas no sul de Mato Grosso do Sul, com mínimas entre 6 °C e 8 °C.

“Após a passagem da frente fria, uma intensa massa de ar frio deve favorecer a queda acentuada nas temperaturas, com valores entre 6 ºC e 8 ºC, principalmente na região sul do estado”, afirmou.

Ainda segundo a meteorologista, alguns pontos isolados podem registrar temperaturas abaixo dos 6 °C. Nas demais regiões do estado, as mínimas previstas variam entre 8 °C e 12 °C.

A previsão também indica temporais entre sexta-feira (8) e sábado (9), principalmente nas regiões sul e sudoeste, por influência de um ciclone extratropical.

Em Campo Grande, segundo o Climatempo, o frio começa a ganhar força entre domingo (9) e quarta-feira (13). As mínimas podem chegar aos 12 °C durante as madrugadas e amanheceres, enquanto as máximas não devem passar dos 24 °C.

Em Dourados, a mudança será ainda mais intensa. A previsão aponta queda gradual da temperatura a partir de sexta-feira, quando a mínima cai de 19 °C para 12 °C. Na segunda-feira (10), os termômetros podem marcar 10 °C, chegando a 8 °C na terça-feira.

Na região de fronteira, em Ponta Porã, a previsão indica frio ainda mais rigoroso, com mínima de 6 °C na terça-feira, além de possibilidade de névoa fraca ao amanhecer.

Já em Corumbá, no Pantanal, a principal mudança será na temperatura máxima. O calor de 33 °C previsto para quinta-feira deve cair para 24 °C no sábado e 19 °C no domingo. A mínima prevista é de 14 °C.

Em Três Lagoas, no leste do estado, a máxima de 34 °C no sábado deve despencar para 23 °C no domingo. Na terça-feira, a previsão aponta mínima de 9 °C e formação de névoa fraca durante a manhã.